VILA GALÉ COLLECTION ELVAS pura elegância

Resultado de um profundo processo de revitalização de um edifício histórico, o Vila Galé Collection Elvas apresenta-se como um destino a ter em conta quando se fala em hotelaria no Alentejo.

Muito charme e elegância. É assim que se nos apresenta o ainda jovem Vila Galé Collection Elvas — Historic Hotel, Conference & Spa. É no centro histórico da cidade que lhe dá nome que o vamos encontrar. Classificada património mundial pela UNESCO em 2012, Elvas surge como uma cidade que se descobre com prazer. Repleta de história, a cidade alentejana surpreende os visitantes com um sem-número de motivos de interesse. Entre eles está agora, e definitivamente, o representante do grupo Vila Galé.

Reconhecido por inaugurar regularmente excelentes unidades hoteleiras, o grupo português volta a surpreender com esta abertura. O motivo? Simples, este é o primeiro imóvel a ser concessionado no âmbito do Revive, programa implementado pelo Governo para dar uso turístico a edifícios históricos que se encontravam vazios. Com a intenção de dar visibilidade turística a destinos localizados no interior do país, estimulando a fixação das populações, a criação de emprego e a geração de riqueza, o grupo olha para esta unidade hoteleira como um desafio ambicioso, pois, com ela pretende ajudar a consolidar o interesse turístico dos viajantes pela cidade do Alto Alentejo.

DO CONVENTO PARA O HOTEL

Localizado dentro das muralhas da cidade, junto ao baluarte poente, e tendo como tema da recuperação as fortificações portuguesas, no centro deste arrojado projecto está a antiga igreja e isso percebe-se bem quando se chega à unidade hoteleira, não só pela localização, mas muito devido à carga histórica e arquitectónica que a mesma transporta para o projecto. Este que é o terceiro hotel do grupo no Alentejo, onde possui o Vila Galé Clube de Campo, perto de Beja, e o Vila Galé Évora, foi já um convento que, edificado entre 1679 e 1721, albergou a Ordem de São Paulo. Mas este exemplo da arquitectura setecentista da cidade teve outras funções, pois, com a extinção das ordens religiosas, o imóvel foi entregue ao regimento da Cavalaria de Elvas transformando-se em tribunal militar, depois em quartel e finalmente foi casa de reclusão até ficar ao abandono, em 2004.

PERFEITO PARA TODOS

Resultado de um investimento na ordem dos nove milhões de euros, o hotel apresenta-se com 79 aposentos, com as tipologias standard, standard familiar e suite (sete delas com mezzanine) e um staff de 43 elementos que tudo fazem para fazer da nossa estadia um conjunto de memoráveis instantes. Tendo viajado em família, (sendo que as crianças são ali, tal como nas outras unidades do grupo, muito bem-vindas), a verdade é que a unidade respondeu às nossas mais elevadas expectativas pois nada foi deixado ao acaso, tudo foi pensado para o efectivo bem-estar de todos os elementos da família.

Na decoração, tanto dos quartos como das áreas comuns, destacam-se as imagens e os elementos inspirados nas fortificações portuguesas, sendo, curiosamente, Elvas considerada a maior fortificação abaluartada terrestre do mundo. Mas o cuidado com o aspecto decorativo não se fica por aqui, pois os responsáveis do grupo estabeleceram diferentes parcerias com diversas entidades da cidade para ali poderem expor algum do seu espólio, como o Museu de Arte Contemporânea – Colecção António Cachola que cedeu algumas obras de autores nacionais, como Vhils e Pedro Calapez, o Museu Militar que ali colocou um telégrafo ou o Museu dos Cristos de Sousel com uma série e estátuas e crucifixos.

GASTRONOMIA EM DESTAQUE

Todos sabemos que se come bem no Alentejo, pelo que a ninguém vai certamente espantar se dissermos que no Vila Galé Collection Elvas se come muitíssimo bem. Com dois restaurantes de distintos ambientes, os hóspedes têm sempre iguarias para experimentar. O enfoque de ambos passa muito por dar a conhecer alguma da melhor e mais tradicional gastronomia da região, pelo que em ambas as cartas são as iguarias alentejanas que pontuam. E pontuam muito bem, pois degustá-las é um verdadeiro deleite, sendo que nos transportam numa verdadeira viagem dos sentidos onde o palato ganha ares de rei e senhor. O pão, a carne, as irresistíveis sobremesas, uma maravilha! Ambos os espaços estão disponíveis ao almoço e ao jantar, sendo que o Inevitável disponibiliza um serviço à la carte nas duas refeições.

Em complemento o hotel oferece o bar Conde de Lippe, assim chamado em homenagem a Frederico Guilherme Ernesto de Eschaumburgo-Lipa, militar e político alemão que esteve ao serviço do exército português, que reorganizou profundamente e comandou durante a Guerra Fantástica, nome pelo qual ficou conhecida a participação de Portugal na Guerra dos Sete Anos (1756-1763). Este revela-se o espaço certo para ao fim da tarde receber os hóspedes que ali podem degustar um aperitivo entre dois dedos de conversa.

MOMENTOS DE DESCONTRACÇÃO…

…é a promessa cumprida à beira da piscina. Com o calor que caracteriza o Verão alentejano, nenhum espaço sabe melhor para estar do que este onde as gargalhas soltas de miúdos e graúdos deixam no ar um sentimento de mais pura felicidade.

Agora, se o objectivo é mesmo relaxar, então esqueça a piscina e entre no spa do hotel Vila Galé Collection Elvas. Sob a marca Satsanga, os hóspedes encontram ali um espaço de bem-estar, onde a calma e a tranquilidade pontuam como cenário para uma variedade de tratamentos, com destaque para os anti-stress. Mas muito mais vai ali encontrar, como uma piscina interior aquecida, sauna, banho turco, jacuzzi, duche Vichy e duches de relaxamento. Em complemento, e para que, mesmo em férias, não existam desculpas para não ir ao ginásio, o do hotel está aberto entre 07h00 e as 22h00.

Por Sandra M. Pinto

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Filtro 3D permite experimentar maquilhagem Dior
Automonitor
Elétricos: Galp vai inaugurar primeiro ponto de carregamento em São Miguel