Viajar de avião no pós pandemia 

A paragem forçada do tráfego aéreo internacional devido à pandemia causada pelo Covid-19 antecede um conjunto de mudanças que vão acontecer nas viagens de avião.

Os países que começaram já a flexibilizar as regras de quarentena, como a China, a Alemanha e osEstados Unidos da América, apresentam agora medidas rigorosas de controlo de passageiros, limpeza dos aviões e restrição nos serviços de bordo.

Distribuição dos passageiros nos aviões

Uma hipótese divulgada pelas autoridades diz respeito a um distanciamento maior entre os passageiros no decurso dos voos. Na China, o regresso das viagens de avião iniciou-se com um assento central vago, de modo a aumentar o espaço entre passageiros.

Mas, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) emitiu um relatório recusando a hipótese de bloqueio do assento do meio, medida que prejudica o lucro das companhias aéreas. Um caminho sugerido passa pela colocação de uma tela de acrílico entre os passageiros ou que as poltronas do meio estejam viradas para trás, opção que levaria a uma mudança completa na configuração do avião. 

Uso de equipamento de protecção 

Uma das recomendações da IATA que já a ser implementada em quase todas as companhias é o uso de máscara por passageiros e dos tripulantes. Nas orientações dadas antes da descolagem, os tripulantes mostram aos passageiros o uso correcto da máscara.


Serviço de bordo

Há uma discussão entre autoridades, empresas aéreas e consultores sobre o futuro da distribuição de alimentos e bebidas durante os voos.
Com a perspectiva de aumento no preços das passagens
aéreas é suposto diminuir o  número de passageiros e os que voarem irão, certamente, exigir um serviço de maior e melhor qualidade. A verdade é que a passagem dos tripulantes para distribuir refeições entre os passageiros pode ser considerado um factor de risco agravado para contágio por Covid-19. Claro que a distribuição de refeições levaria a que os passageiros retirassem as máscaras para comer.


Limpeza dos aviões

Já estão em vigor algumas medidas importantes com vista à higienização e limpeza dos aviões como forma de conter a disseminação do Covid-19: desde a utilização de um sistema de recirculação de ar que renova o ar no avião a cada três minutos, até um procedimento intenso de limpeza com todas as superfícies de contacto desinfectadas com álcool 70%.


Controle de passageiros

São muitas as companhias aéreas que já implementaram um sistema de controle de temperatura dos passageiros através da medição directa com recurso a sensores individuais, ou através de câmaras termais que monitorizam a temperatura durante o voo. Na China, por exemplo, a medição é feita na altura do embarque, no desembarque e a cada hora durante o voo. Em caso de febre, o passageiro poderá ser impedido de viajar, sendo reencaminhado para o posto médico.


Preço das passagens aéreas

Quase todos concordam que os preços das passagens aéreas vão subir, o que irá ocorrer devido a dois motivos: menor procura devido aos facto de tanto as empresas como as famílias estarem em dificuldades financeiras, e custos mais elevados para as companhias aéreas de modo a manterem os obrigatórios controles sanitários.

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...