Viagem Pitoresca e Histórica a Portugal

É o título da exposição de desenho e instalação de Ana Fonseca

Exposição de Desenho e Instalação, de Ana Fonseca, intitulada “Viagem Pitoresca e Histórica a Portugal”, realiza-se na galeria Antiks Design, de 28 de Outubro a 19 de Novembro de 2011.

Uma exposição de desenho e instalação, onde todos os personagens, situações e locais descritos neste trabalho são baseados na vida real. Quaisquer semelhanças com pessoas reais, vivas ou mortas estão longe de ser uma coincidência.

Ana Fonseca apresenta “ Viagem Pitoresca e Histórica a Portugal”. O título é uma paródia ao livro de Jean-Baptiste Debret Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil (1834-1839), documentando aspectos da natureza, do homem e da sociedade brasileira no início do século XIX.

Se Debret foca o seu estudo na realidade brasileira do século XIX, Ana Fonseca tem uma visão singular e crítica da cultura Portuguesa numa estrutura anacrónica, justapondo e fundindo diferentes épocas históricas interpolando eventos reais com fictícios.

O seu trabalho tem uma estética heterogénea, apropriando-se de símbolos de diferentes épocas históricas do século XVIII ao XXI. Ana Fonseca apresenta a linha cronológica que serve de alicerce para a sua pesquisa, onde estão presentes todos os factos e eventos que influenciaram a sua identidade antes do seu nascimento (BAF – “Before” Ana Fonseca e AAF – “After” Ana Fonseca).

Um dos eventos mais marcantes para a sua identidade, foi a mudança do Brasil para Portugal em 1991 que ocorreu há vinte anos. Esta viagem foi fulcral para a construção da sua identidade e muitos outros factores que são marcantes na sua obra.

A exposição explora todo o processo de preparação da viagem até a sua adaptação à sociedade Portuguesa.

Morada da Antiks Design: Rua Mouzinho da Silveira, 2, 1250-167 Lisboa

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players
Automonitor
Marcas deverão despedir 80 mil pessoas nos próximos anos