Conheça algumas das melhores estâncias de esqui da Europa

Agora que o Verão é apenas uma memória, é urgente pensar na melhor maneira de aproveitar o frio. Para o ajudar fomos aqui ao lado, a Espanha, e um pouco mais além, a França à procura de alguns spots onde se pode brincar na neve. Escolha o seu preferido e boa viagem.

Cada vez mais na moda, as férias de Inverno são muitas vezes aproveitadas para partir rumo a algumas das melhores estâncias de esqui europeias, onde a neve e tudo o que ela proporciona enche de alegria os turistas. Todos gostam de brincar na neve, uns mais a sério que ouros, uns mais corajosos que outros, mas todos gostam de aproveitar o que ela tem para dar. Desde os desportos, mais ou menos radicais, até aos passeios e às restantes actividades, de tudo um pouco se pode fazer numa estância de esqui. Mas fazer férias na neve vai para além do desporto ou das actividades físicas com ela directamente relacionadas. Actualmente as estâncias oferecem uma experiência completa, pois desde os hotéis à gastronomia, passando pelas compras, de tudo um pouco se compõe a experiência de fazer férias na neve.

Optámos por visitar os Pirenéus, passeando entre Espanha e França fomos descobrindo um conjunto de spots dignos de nota e, claro, visita.

E Espanha aqui tão perto

Formigal

Com 137 km de pistas, o que a torna na maior área esquiável de toda a Espanha, Formigal consegue cativar qualquer tipo de esquiador, desde o iniciado ao mais experiente. Acessível através de quatro estradas, para a temporada 2011 a estância aposta fortemente na diversão, tanto durante o dia nas pistas como já depois do sol de por num animado aprés-esqui (por exemplo, a descer os 2,5 km da pista de tobogganing em cima de um trenó). Na verdade, a alegria é uma constante por toda a estância pois é de sorriso estampado no rosto que os esquiadores regressam das pistas. Na escola, são muitos os graúdos e os miúdos que se entregam de corpo e alma a aprender a esquiar e ninguém tem vergonha de umas valentes quedas, antes pelo contrário, estas fazem parte da diversão. Para termos uma ideia melhor de Formigal, nada como subir num dos elevadores. Apesar do muito frio que ali se faz sentir, compensa a panorâmica inesquecível sobre toda a estância. Para recompor nada melhor do que um chocolate quente, fabuloso elixir que nos faria companhia durante toda a viagem.

Domínio esquiável: 137 km

Pistas de esqui: 97 pistas (sete verdes, 19 azuis, 33 vermelhas, 38 negras)

Pistas especiais: snowpark, snowbike, duas boarder-cross, slalom, motas de neve e trenós de cães

Panticosa

Panticosa transborda charme. Para chegarmos até ela optámos por subir numa telecabina de oito lugares. A subida é inesperadamente rápida e a panorâmica impressionante. Chegados ao topo descobrimos uma estância de 41 pistas com um ar muito familiar, e não nos enganámos. Na verdade Panticosa recebe imensas famílias com crianças as quais encontram ali um espaço exclusivo, o seu jardim de neve. Bastante apelativo o Adventure Slope é uma zona controlada destinada a toda a família com um sem número de actividades, como snow bike, trenós familiares e descida em donuts. Mas a visita a Panticosa teve um atractivo especial, que residiu no facto de termos podido ver a parte escondida de uma estância de esqui (gabinete médico super bem equipado, sala de controle das câmaras de segurança, coordenação dos canhões de neve). São quatro os espaços de restauração ali existentes, com destaque para o restaurante italiano.

Domínio esquiável: 35 km

Pistas de esqui: 41 pistas (sete verdes, 14 azuis, 16 vermelhas, quatro pretas)

Astún

Astún é linda. No caminho para a estância, e enquanto descobria nos panfletos promocionais que é muito famosa entre os praticantes de snowboard, comecei a idealizar como ela seria. Confesso agora que a minha imaginação no que a estâncias de neve diz respeito mostrou ser muito limitada, pois Astún não se aproxima nem um pouco do que imaginei…é muito mais bonita! O frio que se fazia sentir (vários graus abaixo de zero) levou-nos a procurar protecção no centro de aluguer de esquis. Depois de devidamente equipados os mais aventureiros partiram à descoberta, sob o comando atento do professor Johnny. Uma hora depois voltavam de sorriso nos lábios, um sinal sempre positivo de que tudo correu bem. O desafio seguinte foi, “a bordo” de um dos elevadores, subir aos 1.864 metros de altitude e enfrentar uma temperatura de 13 graus negativos! Uma experiência única que deve ser vivida por todos quantos se desloquem a Astún, pois do topo a vista é deslumbrante e a descida uma… verdadeira emoção! Para repor energias nada melhor do almoçar no restaurante do Hotel Europa, cujo conjunto de sugestões deixou todos agradavelmente surpreendidos.     

Domínio esquiável: 39,975 km

Pistas de esqui: 54 (cinco verdes, 16 azuis, 23 vermelhas, 10 pretas)

Candanchú

Representada por uma joaninha, a estância de Candanchú é aquela que está geograficamente mais perto da fronteira com a França (a dois km). Inaugurada em 1928 é a estância de neve mais antiga de Espanha, tendo sido também pioneira na divulgação dos Cursos de Esqui. Foi ali, no meio de neve de excelente qualidade que fomos desafiados a realizar um passeio…com raquetes! Devidamente colocadas com a ajuda de Fernando, guia de montanha e sócio da empresa Aragon Aventura (www.aragonaventura.es), e com a ajuda imprescindível de dois bastões lá partimos à descoberta da neve! O que à primeira vista até parecia fácil, revelou-se uma tarefa algo complicada, mas bastante divertida!

Domínio esquiável: 39,5 km

Pistas de esqui: 44 (10 verdes, 12 azuis, 17 vermelhas, cinco pretas)

Pistas especiais: circuito de competição alpina, três circuitos de esqui nórdico e um de esqui de fundo.

Baqueira Beret

Mas se a verdadeira paixão for mesmo o esqui, nada como visitar Baqueira Beret, um domínio esquiável com mais de 1900 hectares a mil metros de altitude. No total são 120 km das melhores pistas e da melhor neve com 78 faixas para todos os níveis de esquiadores. Esquiar em Baqueira Beret é uma experiência única, sonhada e desejada por qualquer apaixonado pelo esqui. Dependendo do nível de cada um, todos vão encontrar a sua pista preferida. Quem aprecia algo mais radical pode sempre testar os seus limites no snowpark, onde as acrobacias ganham forma e entusiasmo. Em Bonaigua os declínios de alto nível serpenteiam por entre a natureza.

Domínio esquiável: 120 km de trilhas marcadas e pegadas (11 km de rotas, 7 km do circuito-country, 138 km de esqui e snowboard)

Pistas de esqui: 78 faixas (seis verdes, 36 azuis, 29 vermelhas sete pretas)

Pistas especiais: snowpark e estádio slalom

França, a caminho dos Pirinéus

Saint-Lary

Em plenos Pirinéus a estância de Saint-Lary tem como lema “Família Mais Montanha”. Quem ali chega em família, na companhia de crianças ou jovens encontra as condições ideais para disfrutar da neve e de tudo o que ela proporciona. Para que tal fosse possível foram investidos só em 2013 cerca de três milhões de euros para melhorar a zona dedicada aos iniciados, equipando-a com dois tapetes cobertos. Devido não só à diversidade, mas também à extensão da superfície esquiável (três sectores para 700 hectares) e à modernidade das suas infraestruturas, a estância de Saint-Lary revela-se um destino a ter em conta para todos os adeptos dos desportos na neve, independentemente do seu nível ou estilo. A rede de pistas fáceis de Saint-Lary permite ao esquiador aceder à quase totalidade da área, incluindo aos sectores de altitude, pelo que se revela ideal para receber toda a família, iniciados ou avançados.

Com 275 canhões distribuídos pela estância, os quais cobrem cerca de 50 por cento das pistas, a neve está sempre garantida em Saint-Lary. A estância divide-se em três sectores distintos: Saint-Lary 1700 para as famílias e iniciados; Saint-Lary 1900 com grandes pistas desportivas; Saint-Lary 2400 dono de uma vista panorâmica sobre os Pirenéus e morada do snowpark.

Chegar a Saint-Lary: de avião até Toulouse, depois de automóvel, pela A64, Saint-Lary está a duas horas da costa basca e a 1h30 de Toulouse. Do lado espanhol, o túnel que liga Aragnouet-Bielsa encontra-se aberto 24h/24 durante o Inverno. Barcelona encontra-se a 3h30 e Madrid a 5h30 de distância.

 

Por Sandra M. Pinto

 

 

 

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Já é Natal lá fora… Conheça as primeiras campanhas
Automonitor
Belos e furiosos: 25 modelos para entender os anos 80 e 90