Turismo voluntário: oito destinos para viajar de forma diferente

Poderá desfrutar de umas férias únicas, ao mesmo tempo que marca a diferença.

Já pensou em fazer turismo voluntário? A momondo, motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer, sugere-lhe alguns destinos com programas de voluntariado que o irão fazer repensar as suas férias.

O trabalho voluntário deve ser recompensador, não só para as pessoas, organizações e comunidades a quem se destina, como para quem o pratica. Exige paixão, compromisso e responsabilidade em doses elevadas e as suas férias são a conjuntura perfeita para se iniciar nesta “nova modalidade”.

No momento da decisão, tenha sempre em conta qual é a causa a que se destina, quem irá ajudar e como o vai fazer, assim como deve perceber exactamente de que forma poderá contribuir. Importante também é estabelecer sempre contacto com a entidade, certificando-se da sua existência e instituir expectativas e pormenores mais logísticos. Qualquer que seja a instituição que escolha ajudar, tenha sempre presente que o papel que assume é de extrema relevância e, como tal, exige de si uma entrega total.

A momondo inspira-o com alguns destinos onde poderá fazer umas férias que vão ajudar a contribuir para um mundo melhor.

Tailândia

Provavelmente, quando pensa na Tailândia, remete-se para as praias exuberantes com águas azuis e cristalinas. Contudo, é um país com uma grande oferta em projetos de voluntariado, principalmente, na área da educação de crianças e jovens e na prestação de assistência de cuidados aos mais idosos. Aproveite as suas férias e viaje até este paraíso de intensas tradições e ajude no seu desenvolvimento.

Nepal

Sugerimos-lhe uma aventura pelas alturas e apresentamos-lhe um destino pouco explorado pelos turistas, mas que lhe apresenta vários projectos de voluntariado muito interessantes. Ao encontro disso mesmo, a sua ajuda é valiosa para desenvolver diversos projectos de voluntariado. Na capital Kathmandu, poderá encontrar algumas iniciativas ligadas à educação de crianças com necessidades especiais ou se quiser explorar as zonas mais rurais, poderá ajudar os locais a tomar conta dos animais e das suas plantações. Se conseguir, suba o icónico Monte Evereste e deslumbre-se com a vista de uma das maiores montanha do mundo.

Nova Zelândia

Se anda à procura do desconhecido, a Nova Zelândia é certamente, uma das melhores opções para si. Além de ser um destino acolhedor e muito tranquilo, é ideal para fazer voluntariado, com inúmeros projetos interessantes. Aqui, irá encontrar um tipo de voluntariado um pouco diferente, onde o grande foco são as questões ambientais e a conservação da natureza. Assim sendo, se pretende aprender a ser sustentável este é o local para onde tem de viajar e aventurar-se pelo mundo do “eco-friendly”.

Vietname

O Vietname, terra de muitos sabores e texturas, é a sua oportunidade para conhecer uma cultura rica em história e uma gastronomia singular. Neste maravilhoso país irá encontrar alguns programas de voluntariado focados no ensino de inglês para crianças e jovens, no apoio à distribuição de alimentos, na prestação de cuidados especiais ou no auxílio a crianças.

Gana

O Gana é um país onde existe falta de infraestruturas básicas e, por isso, a sua ajuda representa uma oferta muito valiosa. Estamos a falar-lhe de uma região subdesenvolvida com uma grande precariedade de infraestruturas e que representa uma realidade muito diferente do que, provavelmente, conhece. Existem diversas iniciativas destinadas a voluntários que vão desde a assistência em hospitais ou a crianças à protecção de animais e projectos educativos. Embora vá encontrar uma perspectiva mais complexa, tudo isso será recompensado pela receptividade, simpatia e alegria da população que, certamente, o irão contagiar.

Sri Lanka

Destino asiático com uma cultura e história particulares, onde se juntam paisagens imperdíveis à espiritualidade do Budismo. Vai encontrar praias magníficas com águas quentes e vistas de tirar o fôlego, que se complementam com várias iniciativas que vão desde a preservação ambiental ao auxílio na educação de crianças. Portanto, quer seja um dia passado a ajudar na preservação das tartarugas marinhas ou ou desenvolver atividades para ajudar as comunidades locais, opções não faltam.

Índia

A Índia com a sua grande densidade populacional é também um dos países com um elevado índice de pobreza, onde a ajuda de um voluntário é muito importante. Nesse sentido, existem muitos programas que desenvolvem atividades para ajudar as populações locais a estudar ou até em tarefas diárias, onde a sua ajuda representa um grande apoio para as várias comunidades. Dependendo da altura a que for, também poderá experienciar o Festival das Cores, o Holi, e voltar de uma experiência com uma aura muito mais colorida.

África do Sul

Um destino com muitos extremos que vão desde cidades muito desenvolvidas e com excelentes infraestruturas, como é o caso da Cidade do Cabo e Joanesburgo, a regiões de extrema pobreza. É o local escolhido por muitos voluntários, principalmente os apaixonados pela preservação da vida selvagem. Irá encontrar programas que se focam na reabilitação de animais ou no apoio na educação e auxílio a crianças nos hospitais. É uma oportunidade única de conhecer e explorar a dinâmica de um voluntário, ao mesmo tempo, que aproveita para aprimorar o seu inglês.

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Spotify reinventa (com humor) clássicos da música
Automonitor
Club MX-5 Portugal numa aventura pelos Vinhos do Alentejo