Turismo no Algarve cresce acima da média nacional

Turistas britânicos regressam à região após quebra de mais de um ano, mas o contributo dos portugueses foi decisivo.

O Algarve começou o ano de 2019 com todos os indicadores turísticos a crescer acima da média nacional. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), relativos a Janeiro, mostram que o Algarve foi a região que mais cresceu nos proveitos totais e no número de hóspedes no arranque do ano, à custa da procura dos portugueses.

No primeiro mês do ano, os visitantes deixaram 22,4 milhões de euros na região, um valor 23% acima do registado no período homólogo. Já o número de hóspedes e de dormidas, subiram 14,1% e 8%, para 138,1 mil e 547,6 mil, respectivamente.

“Não obstante o efeito estatístico da comparação com o período homólogo, afectado pela falência de várias companhias aéreas a operar na região, a verdade é que houve um esforço considerável para reforçar rotas, serviços e frequências a partir do aeroporto de Faro”, afirma João Fernandes, presidente da Região do Turismo do Algarve, citado em comunicado. E, defende: “Estes resultados reflectem um desempenho turístico notável do Algarve em plena época baixa e mostram a atractividade do destino durante todo o ano, realçada pela diversidade da sua oferta turística”.

Em Janeiro, o Algarve recebeu 47,4 mil hóspedes portugueses (+10,6%), que contribuíram com 105,9 mil dormidas (+10,4%), enquanto os não-residentes contribuíram com 90,7 mil hóspedes (+16%) e 441,7 mil dormidas (7,4%).

Apesar da instabilidade causada pelo Brexit e da recuperação de concorrentes como a Tunísia, Egitpto e Turquía, o mercado britânico mostrou sinais de recuperação no destino. O Reino Unidoapresentou um crescimento de 11,7% no número de hóspedes, ficando muito próximo dos 27 mil, e de 6,9% nas dormidas, para 146 mil, seguido dos holandeses e alemães. De realçar ainda o contributo da Itália, com crescimentos de 55,2% e 68,2% no número de hóspedes e de dormidas.

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
O Natal da Meo rima com Apple TV
Automonitor
Novo VW ID. Space Vizzion tem 560 km de autonomia