Turismo de Saúde, em nome do bem-estar

Os benefícios que as águas termais têm para oferecer são conhecidos desde os tempos do Império Romano e dos seus famosos banhos. No século passado, eram as propriedades medicinais das termas que atraiam pessoas e desenvolveram o turismo que lhe está associado. O século XXI marca a revolução no sector. As características únicas destas águas mantém-se, mas quem as procura são pessoas cada vez mais novas e activas que gostam de relaxar e desfrutar de programas de bem-estar e beleza. Deixe-se mimar nestas autênticas cidades-spa

Villa Termal das Caldas de Monchique

 

O único spa termal do Algarve situa-se em plena Serra de Monchique, a vinte minutos de Portimão e das praias. A Villa Termal das Caldas de Monchique conta com uma longa história. Os primeiros registos datam de 1495, quando D. João II terá investido em melhoramentos para usufruir dos benefícios dos banhos. Séculos mais tarde, em 1897, terá sido a vez do rei D. Carlos visitar as termas.

A água das Caldas de Monchique é bicarbonatada, sódica e rica em flúor. Ou seja, no campo da saúde, estas águas têm as características ideais para afecções respiratórias e músculo-esqueléticas. Mas são recomendáveis também para qualquer campo da estética de do bem-estar. O Spa Termal das Águas de Monchique, com 1250 m2, oferece piscina de hidromassagem, massagens, duches de jacto e vichy, envolvimento e aplicação de lamas, sauna, banho turco e massagem. Com um complexo de cinco edifícios, a Villa termal conta ainda com campo de golfe e actividades ao ar livre como passeios pedestres ou ciclismo de montanha. Na oferta gastronómica contam-se o Tasco Wine Bar, com o tradicional pão com chouriço em forno de lenha, e o Restaurante 1692, cujo nome se deve à referência histórica dos primeiros registos de utilização pública da água termal.

Grande Hotel da Curia Golf & Spa

O Grande Hotel da Curia Golf & Spa reabriu no passado dia 01 de Março, depois de sujeito a remodelações e com uma equipa renovada. Localizado perto da Bairrada, é o destino certo para quem deseja aproveitar para passear, já que se encontra entre as praias da região e a Serra do Buçaco, além de estar bem perto das cidades de Coimbra e Aveiro.

As propriedades da água de natureza sulfatada cálcica e magnésica são conhecidas desde o tempo da ocupação romana. No entanto, parecem ter caído no esquecimento até que, em 1865, o engenheiro La Chapelle as terá experimentado, recomendando-as não apenas em Portugal, mas também em França. A exploração oficial das Termas da Curia data de 1902 com a concessão de exploração por alvará régio.

No campo da saúde, as propriedades da água são aconselhadas para curar inúmeras maleitas, mas são também excelentes para quem procura programas anti-stress, de relaxamento, de estética, emagrecimento e nutrição.

H2Otel

O H2Otel, situado no coração do Parque Natural da Serra Estrela, conta com o primeiro mountain spa do país e um dos maiores da Europa – o Aquadome. O H2Otel foi construído em 2004 com uma arquitectura que respeita e se confunde com a natureza envolvente.

As águas das termas de Unhais da Serra são conhecidas como águas sulfúreas, dadas as suas características (sulfidratada, fluoretada, sódica e bicarbonatada), especialmente recomendada para os casos de doenças músculo-esqueléticas, do aparelho digestivo ou do aparelho digestivo. Estas águas, com origem na mais alta montanha de Portugal continental, são referenciadas, desde meados do século XVII, como “medicamente milagroso”. No entanto, as termas já não são sinónimo apenas de tratar doenças, mas também de bem-estar e relaxamento.

Para degustar os sabores que a gastronomia de fusão, o restaurante Alquimia conta com um menu que alia a cozinha tradicional com sofisticação. E porque é Verão e importa aproveitar o bom tempo, o H2Otel tem várias actividades outdoor para serem desfrutadas no Parque Natural da Serra da Estrela.

Palace Hotel Monte Real

O Palace Hotel Monte Real, com uma história centenária, foi reconstruído mas mantém a sua fachada original. Com 24 hectares de área verde e um lago, o hotel, inserido no Resort Termal de Monte Real,  assume-se não apenas como um lugar de saúde, mas também de bem-estar, promovendo circuitos pedestres ou momentos de desporto.

À imagem do hotel, também as Termas de Monte Real foram reabilitadas, contando com novas terapias, um corpo clínico alargado e uma piscina termal, tudo com a mais recente tecnologia. As águas das termas, com qualidades anti-inflamatórias, anti-alérgicas e anti-infecciosas, são indicadas para doenças do aparelho digestivo, respiratório, reumático e músculo-esquelético.

Para quem vê as termas como um lugar de bem-estar e gosta de usufruir das propriedades da água de uma forma preventiva, há programas de manutenção, anti-stress, destinados ao bem-estar físico. Em todos estes casos, o acesso às termas é antecedido por uma consulta médica para definir um programa personalizado.

Bussaco Palace Hotel

O Bussaco Palace Hotel convida-o a sentir-se parte da realeza. Afinal, este edifício, construído em 1885 em estilo neo-manuelino, era o palácio de caça da última família real portuguesa. Em 1917 foi reconvertido em hotel, preservando o charme da história até hoje. Os frescos, azulejos e quadros decorativos são testemunhas dos momentos históricos que ali tiveram lugar. E tudo isto a uma hora de distância de Coimbra.

Para se sentir um verdadeiro rei pode optar pela suite real e jantar na antiga sala de banquetes da família real, agora transformada no restaurante João Vaz. A envolver o hotel, o Parque Nacional, com a mata do Bussaco convidam a passeios pedestres. E as termas do Luso a um momento de relaxamento e bem-estar.

A água das termas do Luso é das mais conhecidas do país. A sua história remonta a 1726, a data do primeiro inventário das águas minerais portuguesas, o “Aquilégio Medicinal”. Os anos passaram, as termas oferecem condições incomparavelmente melhores, mas as características da água mantém-se: hipossalina, mesotermal, cloretada sódica..

Real Spa Marine

Na antiga residência em Cascais do rei Humberto II de Itália, o Grande Real Villa Itália Hotel & Spa é a jóia da coroa dos Hotéis Real Portugal. Localizado junto à Boca do Inferno e defronte para o Atlântico, impressiona pela sua considerável dimensão, pela harmoniosa interligação conseguida com o espaço envolvente e pelo Real Spa Marine. Único pelas características que apresenta, inspira-se em locais idênticos situados em destinos tão exclusivos como a Sardenha ou a Riviera francesa. Nos surpreendentes 900 m2 de área, os visitantes podem encontrar uma piscina de tratamento com água aquecida, thermal bath, duches vichy e escocês, chromoterm, hidromassagem e várias salas de massagens. Claro que nada suplanta a piscina de circuito de talassoterapia onde os benefícios da água do mar deixam os corpos renovados e libertos.

 Spa & Wellness Center Hotel Solverde

O Spa & Wellness Center do Hotel Solverde, em Espinho, trouxe para Portugal um conjunto de tratamentos exclusivos associados à marca Thalgo. Este não é um spa comum, já que o objectivo é conseguir que cada pessoa alcance o seu ponto de equilíbrio através de um conjunto de terapias que conjugadas com aromas e texturas oferecem uma viagem sensorial. As novidades são o wave dream, o floating e a piscina dinâmica. No primeiro a iluminação sensorial associa-se ao som para induzir uma sensação de relaxamento, enquanto na banheira do floating é um ambiente sem distracções que leva ao descanso. Já a piscina dinâmica surge como o local certo para corrigir posturas, o que é conseguido através das bicicletas e dos cross-trainer submersos. No Spa & Wellness Center do Hotel Solverde são usados produtos Thalgo e aplicadas as experiências Terraké. Uma série de tratamentos inspirados na Natureza e concretizados em quatro universos distintos: Terra Mágica, Águas Primordiais, De Ar e luz e Vegetal Luxuriante.

Grande Hotel de Luso

São 70 anos de história a marcar a paisagem da Vila do Luso, na Serra do Buçaco, que agora renascem com nova vida. O Grande Hotel do Luso reabre depois de uma remodelação. Mantendo a traça original do arquitecto Cassiano Branco, o grande desafio do Atelier Reimão Pinto foi transportar o hotel para as comodidades e originalidade do século XXI, sem perder a memória e a experiência de bem-estar a que os hóspedes estão habituados.

A nova face do hotel apresenta apontamentos Art Déco com privilégio dado às madeiras, sempre com uma simplicidade nas linhas decorativas. As cores quentes ganham protagonismo criando ambientes que envolvem. Esta é a atmosfera nos 132 quartos e 15 suites.

O hotel tem um túnel de ligação para as termas do Luso, a Malo Clinic Spa Luso, proporcionando uma comodidade aos seus clientes tanto na aquisição como marcação de serviços. A fama das águas do Luso são conhecidas desde o século XVIII, havendo até registos da passagem da rainha D. Maria I, que aqui terá curado a sua doença. No entanto, as águas não são apenas indicadas para maleitas físicas. Rejuvenescer corpo e mente são os grandes objectivos deste espaço.

Por Sandra M. Pinto

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Já é Natal lá fora… Conheça as primeiras campanhas
Automonitor
Belos e furiosos: 25 modelos para entender os anos 80 e 90