Truques simples para arrumar a mala de viagem (sem stresses)

O que levar de férias nunca mais vai ser um problema.

Arrumar a mala de viagem tem muito que se lhe diga, mas não tem de ser um pesadelo total. Está com problemas de falta de espaço? Vai ser preciso um pouco de organização.

Para ajudá-lo nessa tarefa, a momondo, motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer, preparou algumas dicas. Tome nota e ponha-as em prática: 

1. Faça uma lista

Listas à prova de esquecimentos são um bom começo. Distinga o que quer  do que precisa (mesmo) de levar e seja realista.

2. Leve um kit primeiros socorros

Ninguém quer ter dores de cabeça, febres tropicais ou dores de barriga durante as férias, mas não é preciso dar uma de hipocondríaco. Basta uma bolsinha com os remédios mais essenciais.

3. Limite os líquidos

Não tente fazer passar sorrateiramente um garrafa de água na segurança do aeroporto quando já estamos fartos de saber que as restrições de bagagem pela Europa fora ditam que todos os líquidos transportados em bagagem de mão não podem exceder os 100 mililitro por artigo e terão de caber num único saco transparente (normalmente disponível no aeroporto por um preço simbólico ou, em certos casos, grátis). Se leva alguma coisa maior e não a quer ver confiscada, bagagem de porão com ela.

Leia também: A caminho das férias? 50 sugestões para levar consigo

4. Use etiquetas de identificação

A não ser que seja um agente secreto, não há razão para não utilizá-las. Acredite: mais vale preencher, não vá você ou a companhia aérea perder de vista a bagagem.

5. Consulte as restrições de bagagem

Já todos tentámos enfiar mais alguma peça na mala já a abarrotar, mas se a companhia aérea diz que são “23 quilos”, são mesmo 23 quilos. As restrições existem por alguma razão. Por isso, pese as suas malas antes de chegar ao aeroporto, senão ver-se-á forçado a abrir os cordões à bolsa. E isto leva-nos ao ponto seguinte… 

6. Guarde espaço para as compras

É certo e sabido que irá voltar para casa com mais do que levou, sejam elas compras duty free/tax free ou os habituais souvenirs. Por isso, assegura-se de que vai caber tudo quando estiver a fazer as malas.

7. Dispense os sapatos

A quantidade de pares de sapatos que deve levar depende da extensão da sua viagem, o ideal são três pares. A versatilidade é mais importante que o volume.

8. Diminua a cosmética

A não ser que vá viajar para uma ilha deserta, o mais provável é que possa comprar champô ou protector solar em quase todos os cantos do mundo. Tente levar só a quantidade necessária de cosmética para a viagem.

9. Aplique o truque do enrola

Enrolar a roupa, principalmente as T-shirts, é o método mais eficaz para fazer as malas para uma viagem de avião. Não só evita que a roupa fique toda amarrotada, como economiza bastante espaço.

10. Leve todos os pertences de valor na bagagem de mão

Para quê arriscar? Jogue pelo seguro e guarde todos os teus pertences caros, desde a máquina fotográfica ao anel, na bagagem de mão.

11. Não se esqueça dos adaptadores

Se vai precisar deles, poupe nos preços dos aeroportos e compre-os com antecedência.

12. Leve roupa versátil

Antes de guardar uma peça, pergunte-se a si mesmo: será realmente preciso? Leva roupa versátil, que sirva qualquer ocasião, e uma ou outra opção mais composta.

Leia também: Cinco dicas para ir de férias sem arruinar o orçamento

13. Seja delicado com as peças delicadas

Se tem de levar artigos frágeis na mala, embrulhá-los em plástico bolha ou entre a roupa e pô-los no centro da mala, é a forma mais fácil de assegurar que chegam inteiros ao seu destino.

14. Sistematize a sua roupa

Agrupe a roupa. Ou seja, camisas com camisas, calças com calças. Assim, vai ser mais fácil encontrar que precisa depois.

15. Leve uma muda de roupa na bagagem de mão

É sempre boa ideia levar uma muda de roupa extra na bagagem de mão, só para o caso de chegar ao destino e as suas malas não.

16. Não tente adivinhar como vai estar o tempo – consulte a meteorologia

Faça chuva ou faça sol, os meteorologistas são a melhor fonte para saber o que esperar do tempo no seu destino de férias. Verifique no dia antes e organize as malas de acordo com essa informação.

17. Nada de manicures a bordo

Se está a pensar em levar uma lima, tesoura ou qualquer outro instrumento afiado de embelezamento, pense duas vezes. São proibidos e os funcionários do aeroporto vão pedir-lhe que abdique deles.

18. Arrume os artigos mais essenciais em cima

Se há alguma coisa em particular que poderá precisar mais cedo, talvez no aeroporto, um deve ser a última coisa a entrar na mala.

19. Esqueça as toalhas

Verifique com antecedência se o sítio onde vais ficar alojado disponibiliza.

Leia também: Férias à porta? 20 hotéis para onde pode levar o seu cão ou gato

20. Vá preparado para a segurança do aeroporto

É possível que tenha de tirar qualquer coisinha antes de chegar ao terminal. O normal são sapatos, cintos e casacos, bem como joalheria e objectos de metal. Se leva o portátil ou um tablet, prepare-se para os apresentar também aos seguranças.

21. Não saia de casa sem o essencial

Confira uma, duas, três vezes, que tem o dinheiro e cartões de que precisa ou um passaporte válido.

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Pepsi Café está a chegar
Automonitor
Elétricos: Galp vai inaugurar primeiro ponto de carregamento em São Miguel