Três das melhores grutas do mundo são portuguesas

Três grutas portuguesas estão entre as 20 mais bonitas em todo o mundo.

São ela as grutas de Mira de Aire, situadas na serra com o mesmo nome no distrito de Leiria e perto da cidade de Fátima; a gruta de Benagil em Lagoa no Algarve e a de Algar do Carvão na Ilha Terceira, nos Açores.

Aos entrevistados pela Jetcost.pt foi pedido que escolhessem quais as regiões preferidas com base na oferta natural e, em particular, as grutas nelas existentes, tendo em consideração a sua beleza, a raridade, as instalações, a iluminação, a acessibilidade e alguns aspetos que os tenham surpreendido.

Em Portugal as grutas de Mira de Aire, localizadas a cerca de 15 quilómetros de Fátima, na região da Beira Litoral, foram as primeiras a serem escolhidas. São as maiores grutas do país e estão catalogadas como uma das sete maravilhas naturais de Portugal. Nas várias explorações efetuadas, mais de 11 quilómetros de túneis foram descobertos e ainda há áreas a serem exploradas e mapeadas. Existem várias formações calcárias que se destacam pela sua aparência colorida, como a Medusa, o Órgão ou o Marciano, mas o que nelas mais se destaca são os seus grandes salões, alguns deles com mais de 60 metros de altura e o rio Negro, um rio subterrâneo que recebe as águas da zona, com um forte caudal.

Outra das melhores grutas do mundo, é Benagil, no Algarve. Com uma pequena praia dentro, foi considerada uma das grutas mais bonitas do planeta. E na ilha Terceira nos Açores, de formação vulcânica, destaca-se Algar do Carvão, um sistema de grutas interligadas por túneis redondos e que atingem imensas câmaras subterrâneas, com dezenas de quilómetros de extensão, onde podem ser vistas estalactites e estalagmites, paredes e colunas feitas naturalmente por lava vulcânica e todas cercadas por uma vegetação exuberante.

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players
Automonitor
Marcas deverão despedir 80 mil pessoas nos próximos anos