SOMALISA LODGES

ABRIGADOS NO CORAÇÃO DO PARQUE NACIONAL HWANGE, NO NORDESTE DO ZIMBABWE, OS LODGES SOMALISA SÃO A PROVA REQUINTADA EM COMO A CRIATIVIDADE NÃO TEM LIMITES. EM POUCOS LUGARES DO MUNDO, O BEM-ESTAR E A TRANQUILIDADE COMBINAM TÃO BEM COM OS MELHORES CENÁRIOS E AVENTURAS AFRICANAS

TEXTO MARCO C . PEREIRA
FOTOS AFRICAN BUSH SAFARIS

O PN Hwange ocupa um grande retalho do oeste do deserto do Kalahari. É a maior reserva animal do Zimbabwe e conquistou fama sobretudo devido às suas enormes manadas de elefantes e de búfalos. Não surpreendeu, assim, que a African Bush Safaris, uma das mais reputadas e influentes empresas africanas de safaris lá instalasse vários dos seus campos, os quais, através da African Bush Safaris Foundation, passassem a contribuir para a protecção e sustentabilidade de áreas selvagens antes ameaçadas e, graças às receitas geradas por hóspedes de todo o mundo, a proporcionar vidas melhores às comunidades rurais das regiões.

Três lodges, três locais mágicos

Os African Bush Safaris têm actualmente no PN Hwange três lodges sofisticados, acolhedores e reconhecidos com sucessivos We Are Africa Awards em 2016 e 2017). São eles o Somalisa Camp, o Somalisa Acacia e o Somalisa Expeditions. Como o nome deixa antever, dos três, o Somalisa Camp tem o perfil de um acampamento que combina tendas. Não se trata, claro está, de um acampamento qualquer. Qualquer dos seus espaços está mobilado e decorado com tijolinho antigo, madeira natural, serapilheira, cobre e outros elementos orgânicos – vários étnicos – que o tempo e o uso embelezaram. Geram recantos aconchegantes em que os hóspedes saboreiam a savana numa proximidade surpreendente com a vida selvagem em redor. A sala de estar e as áreas de refeições estão instaladas sob um arvoredo secular que garante sombra mas, tal como a piscina, preserva uma vista desafogada para um charco contíguo – que é constantemente visitado pelos elefantes e outros animais – e para a savana por diante. Nestas áreas, os hóspedes saboreiam as suas bebidas preferidas e entregam-se a conversas animadas sobre as peripécias do dia, ou repousam na biblioteca bem fornecida do lodge. Quando chega a hora da refeição, banqueteiam-se com as melhores, refeições gourmet e uma selecção aprimorada de vinhos australianos e sul-africanos.

As suas sete tendas privadas e luxuosas foram decoradas em puro estilo “era safari”. Estão equipadas com camas com redes mosquiteiras e roupa de cama aconchegante. Têm casas de banho “ensuite” e duches interiores mas também os ainda mais românticos exteriores. Contam com mini-estações de chá e café, com redes de descanso, lareira e um magnífico alpendre panorâmico com vista sobre a linha de pântano Kennedy que irriga a savana do Hwange NP. Têm ainda pontos de carregamento de dispositivos que incluem ligações USB.

Acacia Lodge

Do trio de acampamentos, o Acacia é o mais indicado para famílias. O seu próprio nome homenageia, aliás, a grande e simbólica árvore africana e as raízes e troncos que, como acontece nas famílias de visitantes dos Somalisa, dela ramificam e se expandem. O Somalisa Acacia é composto de duas tendas familiares interligadas e duas unidades standard. Ambas partilham de uma área comum central. Esta área dá para o seu próprio charco que atrai manadas de animais selvagens. De dia, famílias ou grupos de até oito elementos, admiram os elefantes, macacos, búfalos e outros, do deck ou da piscina, enquanto os animais matam a sua sede e se refrescam do calor do deserto. Mal a escuridão se instala, as visitas são menos frequentes mas, em compensação, os hóspedes podem conviver à volta de fogueiras aconchegantes que ajudam a iluminar a savana em redor, aquecem a “atmosfera” por norma internacional e requentam a noite e o firmamento híper-estrelado.

Somalisa Expeditions

O Somalisa Expeditions é considerado o mais terra-a-terra dos três lodges. As suas seis tendas de estilo Serengeti com acabamentos e luxos contemporâneos – incluindo casas de banho “ensuite” – estão ainda mais entregues ao solo e à natureza do PN Hwange que os restantes Somalisa. No Somalisa Expeditions, como nos restantes, a prioridade dos hóspedes é, claro está, sair bem cedo para a savana e deixar-se deslumbrar com a profusão e a exuberância da vida selvagem. À imagem do Somalisa Camp e do Somalisa Acacia, o Somalisa Expeditions está situado numa concessão privada do parque. Mas, em qualquer um destes campos, poderá sempre contar com a máxima flexibilidade na realização dos game-drives, dos safaris a pé e visitas culturais, em qualquer dos casos liderados pelos guias mais sapientes, experientes e apaixonados pelo que fazem destas partes remotas de África. Tanto nos game-drives como nos safaris a pé, é garantido que vai poder apreciar em total conforto e segurança, centenas de elefantes, cudos e outros antílopes, gnus, búfalos, girafas, hienas, leopardos e, claro está, leões, entre tantos outros.

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...