Saiba como evitar cair em esquemas fraudulentos quando viaja

Tenha atenção aos seus pertences, sempre e em todas as ocasiões.

Viajar é sempre bom, seja uma viagem de lazer ou de negócios. Conhecer novos países, culturas e gastronomias é uma excelente forma de enriquecimento pessoal. Mas é também uma atividade que envolve uma atenção extra e constante sobre aquilo que nos é mais precioso quando estamos fora do nosso país: os nossos bens e, sobretudo, a nossa identidade não só civil, mas também financeira.

Há um problema na receção? Então resolva-o lá.

Caso se depare perante algo parecido com a situação descrita, responda que vai resolver o problema presencialmente na receção – ou então nem precisa de o fazer, basta que ligue para a receção logo depois de desligar para confirmar se a questão é real, e então nesse caso desça. Se efetivamente não o for, informe a direção do hotel de que alguém tentou enganá-lo pedindo-lhe dados pessoais ou financeiros fazendo-se passar por um funcionário.

 Não forneça quaisquer dados sem razão aparente.

Se alguém o abordar diretamente solicitando dados sem ter legitimidade aparente, peça que se identifique. Se essa pessoa se recusar, procure logo auxílio junto das autoridades caso tenha essa oportunidade, ou ligue para a polícia através do número direto, que pode obter no hotel ou online. Não domina a língua local? Não hesite em explicar-lhes a sua situação em inglês fornecendo imediatamente a sua localização caso fale por telefone.

Confie no cofre do quarto e na cloud.

O cofre serve para guardar não só o seu dinheiro, mas também os seus documentos enquanto está no estrangeiro. Pode sair em segurança e, se precisar deles, pode explicar a situação e voltar ao quarto para os apresentar. A cloud é excelente para guardar cópias de segurança dos documentos. Imagine que acaba mesmo por cair no conto do vigário, ou que fica sem cartão por perda ou roubo? Nesse caso, tem cópias à mão e em segurança para resolver tudo logo.

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Nova Kinda de Oeiras tem um corredor infinito e um Design Studio
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira