Rocco Forte Abu Dhabi, ex-líbris urbano

São constantes as novidades que regularmente nos chegam daquela zona do globo. Aliás, o nome Abu Dhabi se há uns anos nos soava estranho agora já nos é perfeitamente familiar. Ao nível da hotelaria as inaugurações têm sido constantes, com quase todas as grandes cadeias hoteleiras a abrirem no território unidades de 5 estrelas. A Rocco Forte não escapou à “febre” e também ela ali abriu uma unidade de luxo em Abu Dhabi.

A fachada envidraçada demonstra muita classe e atribui-lhe extrema elegância. As suas formas ondulantes por sua vez demonstram um criativo trabalho de arquitetura e uma importante concretização de engenharia. O representante da prestigiada cadeia no território dos Emirados Árabes Unidos tem surgido como ponto de referência do que de melhor tem nascido por ali em termos de hotelaria de luxo.

 

The best spot

O brilho da sua fachada (o hotel tem 11 pisos) parece elevar-se por cima do horizonte, quase cobrindo de brilho e magnetismo a cidade que lhe deu abrigo. As suas formas ondulantes que fazem lembrar as ondas do mar (refira-se que não lhe conseguimos descobrir nem uma linha direita) fazem com que os painéis de vidro azul e verde criem um maravilhoso mosaico de efeitos o qual parece trazer para dentro do espaço urbano as cores do golfo Arábico. “The best spot in town”, é assim que muitos se referem a ele. E porquê, poderá o leitor perguntar? Simplesmente porque com pouco tempo de existência o Rocco Forte já conquistou não só os visitantes, que destacam o conforto dos aposentos, mas também os locais que, por sua vez, destacam a gastronomia dos espaços gastronómicos.

Mas este sucesso não será de estranhar pois Sir Rocco Forte, hoteleiro com dezenas de anos de experiência no sector com hotéis um pouco por toda a Europa, transportou para a nova unidade todo o design e serviço de excepção que integram a reputação da companhia. Efectivamente, o Rocco Forte transporta até Abu Dhabi uma certa sofisticação europeia, estando focado em oferecer aos visitantes o melhor serviço de Abu Dhabi.

 

Luxo? Sim, e muita classe.

Mas entremos no hotel e constatemos in loco aquilo que todos falam. No seu interior o Rocco Forte distingue-se de todos os hotéis existentes em Abu Dhabi, sobretudo devido à intervenção da designer Olga Polizzi, responsável pelo design de interiores de todas as propriedades da cadeia, que consegui trazer para o novo hotel uma mistura perfeita entre os estilos europeu e do Médio Oriente com o intuito de criar um design simultaneamente sofisticado e moderno, contudo bastante sumptuoso nos detalhes. Isso percebe-se bem quando passeamos pelas diferentes áreas do hotel onde vamos descobrindo nas paredes obras de arte de artistas locais, quando ao acedermos aos aposentos nos deparamos com tecidos requintados que dão a cada espaço um puro sentido de autenticidade, ou quando atentamos com mais atenção nos diferentes materiais selecionados e damos conta que vindos dos quatro cantos do globo são do melhor que se pode encontrar no mundo, desde os mármores, aos candeeiros, passando pelas madeiras.

Falámos dos aposentos…cada um dos 281 quartos surge espaçoso e devidamente equipado com ecrã LCD, iPod dock, além de mobiliário de grande qualidade e bom gosto. As opções de decoração foram claramente influenciadas pela região onde o hotel está localizado, pelo que vamos, obviamente encontrar cores fortes, paredes ornamentadas e sensuais matérias, como a seda. De entre todos os aposentos destacam-se as suites Presidencial e as Royal suites cada uma possuidora de um luxo ainda maior, além de terraços privados. Uma referência especial aos 38 quartos e suites do piso executivo, que oferecem aos hóspedes que neles pernoitem acesso exclusivo ao oitavo piso, onde se encontra o Executive Lounge com um serviço de concierge que ajudará a resolver todas as questões ou dúvidas que possam surgir durante a estadia, além de terem à disposição um transfere de ou para o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.

Cada restaurante do hotel é um destino por si próprio. Ou seja, mesmo que não se esteja nele hospedado, é quase obrigatório visitar cada um dos espaços gastronómicos do Rocco Forte, porque efectivamente merecem a pena. Que o digam os habitantes não só de Abu Dhabi, mas dos emirados vizinhos que regularmente os visitam ao almoço ou ao jantar, sejam de negócios ou de lazer. Situado no sexto piso, Blue, um cocktail bar cujas paredes são na totalidade todas de vidro, oferecendo por esse motivo uma vista única além de que visto de fora mais parece estar suspenso no ar, é o ponto de encontro ao fim do dia ou já noite dentro dos que apreciam tomar uma bebida num ambiente tranquilo. Já o talento culinário das equipas do Rocco Forte pode ser devidamente experimentado e avaliado através dos menus dos restaurantes Oceana Grill (aberto para as três refeições, oferece iguarias internacionais através de duas opções: à la carte ou buffet), Oro (reconhecido com um dos melhores espaços no emirado dedicado à gastronomia italiana com decoração de forte pendor art déco da responsabilidade de Martin Brudnizki e Olga Polizzi) e Rouge (dedicado aos sabores e aromas das gastronomias chinesa e japonesa).

 

Time to relax…

Se até há uns anos atrás um hotel servia só para dormir e em alguns caso tomar as refeições, hoje já não é assim, de todo. Na verdade, hoje em dia procura-se muito um hotel com o intuito de às duas tarefas anteriores se juntar uma terceira, relaxar. Algo que é cada vez mais comum, pois todas as grande unidades possuem spa, aquele espaço tão especial onde o descanso e o renovar de energia é ponto de honra. Não podia ser diferente numa unidade de excelência como o Rocco Forte Abu Dhabi, onde os visitantes, mais uma vez hóspedes ou não, vão encontrar um spa digno de referência. No interior do Mizan at Rocco Forte Abu Dhabi, às variadas salas de massagem, junta-se um autêntico hammam marroquino, uma vichy shower suite e um health club. Todos os tratamentos são realizados com recurso aos produtos das conceituadas marcas marocMaroc e Natura Bisse. Já no exterior do complexo, é a piscina que chama por nós, com 25 metros e vistas sobre a Sheikh Zayed Grand Mosque, é ela que apela a refrescantes mergulhos antes de nos deleitarmos com o sol do deserto.

 

Em redor do hotel

Localizado no coração de Abu Dhabi, o Rocco Forte encontra-se extremamente perto tanto do Aeroporto Internacional do emirado (15 minutos), como do famoso Centro de Exposições da cidade (5 minutos) e das suas mais famosas atrações. Aconselhamos vivamente a que faça como nós e se atreva a explorar as ilhas do golfe, as suas praias e linhas costeiras, que visite a Sheikh Zayed Grand Mosque e experimente um sem-número de opções desportivas de grande qualidade, como a arte equestre num dos centros disponíveis, o seu swing num dos fabulosos campos de golfe existentes no Emirado e claro que não deixe de visitar e explorar o Ferrari World, o maior parque temático mundial, neste caso dedicado em exclusivo à prestigiada marca de carros. Para quem as compras são também uma prioridade, nada como visitar o centro comercial vizinho do hotel, onde um universo de puro glamour se abre perante os nossos olhos. Ali encontrámos as mais prestigiadas griffes internacionais, além de criadores e marcas locais. Uma nota importante é o facto de o hotel providenciar um serviço de shuttle para outros centros comerciais igualmente luxuosos mas geograficamente mais afastados. Perante isto quem consegue resistir? Nós não, que nos perdemos no meio das maravilhosas peças de ouro, nos perfumes e na arte local. Cuidado com o excesso de bagagem, pois arrisca-se a ter de deixar alguma em terra.

 

A não perder em Abu Dhabi

Muitos dos visitantes que chegam a Abu Dhabi têm como prioridade conhecer os seus espaços culturais e históricos. Se for esse o seu caso não perca a mesquita Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, o forte Al Maqtaa e Emirates Heritage Village. Igualmente motivo de muita curiosidade, logo, de muitas visitas, e, na verdade imperdível, o Yas Marina F1 Circuit (www.yasmarinacircuit.ae/) onde tem lugar o Grande Prémio de Abu Dhabi figura no topo da lista dos locais a conhecer. Assim como o Ferrari World (www.ferrariworldabudhabi.com) onde a emoção da velocidade é o tema, podendo os viajantes experimentar uma montanha russa verdadeiramente incrível que em cinco segundos atinge a velocidade de um verdadeiro Ferrari de competição ?????.

Para actividades mais calmas a sugestão recai sobre o Abu Dhabi Golf Course (www.adgolfclub.com/en) morada de eventos de categoria internacional. Para quem visitar o emirado durante o mês de Novembro um evento de visita obrigatória é o Abu Dhabi Art (http://abudhabiartfair.ae), uma das mais conceituadas feiras de arte contemporânea do mundo.

Por Sandra M. Pinto

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Nova Kinda de Oeiras tem um corredor infinito e um Design Studio
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira