Clayoquot Wilderness Resort o destino certo no Canadá

Impar e absolutamente único no mundo, no Clayoquot Wilderness Resort a natureza é impressionante. Mas o serviço iguala-a em qualidade.

TEXTO SANDRA M. PINTO

Nasceu em 2000 para ser um dos mais destacados hotéis do Canadá. Hoje, 19 anos depois, é considerado um dos melhores resorts do mundo pelas mais importantes publicações especializadas. Localizado na selvagem costa oeste da ilha de Vancouver, o Clayoquot Wilderness Resort dista 30 minutos de barco de Tofino e 45 minutos de Vancouver.

Na base do seu nascimento está o desejo de dar vida a um conceito de acampamento de luxo, mas a verdade é que o resort é isso e muito mais, pelo que a aspiração inicial foi, em tudo, superada. Na ilha de Vancouver, o Clayoquot Wilderness Resort apresenta-se como um baluarte da ecologia e da convivência harmoniosa entre homem e natureza. Longe de olhares indiscretos e imerso na paisagem natural da forma mais bonita e menos intrusiva possível, o resort apresenta-se o destino certo para uma viagem romântica ou uma jornada aventureira.

O INÍCIO

Profundamente apaixonado pelo desenvolvimento sustentável e nutrindo um amor imenso por Clayoquot Sound, na ilha de Vancouver, Richard Genovese sempre acalentou o sonho de ali possuir «um pequeno pedaço de deserto» onde pudesse instalar um espaço no qual as pessoas tivessem a oportunidade de relaxar, desligando-se do mundo para se conectarem com quem mais amam, mergulhando em harmonia na natureza selvagem.

Esse desejo levou-o, em 1995, a adquirir uma propriedade em Quait Bay, onde construiu um chalé flutuante de 16 quartos, aberto ao público dois anos depois. No seguimento dessa abertura, decide instalar na foz do rio Bedwel um conjunto de luxuosas tendas dando vida ao Clayoquot Wilderness Resort.

De portas abertas desde 2000, o resort rapidamente se transformou no principal destino ecológico do Canadá, sendo classificado pela Relais & Chateaux de inigualável valor pelo forte compromisso em proteger o delicado ecossistema da floresta da região.

IMERSO NA NATUREZA

Entre os meses de Janeiro e Maio passado, o resort foi sujeito a um processo de renovação com vista à modernização do Healing Grounds Spa, à expansão da loja e à construção de um bar no Ivanhoe Lounge. Hoje, Clayoquot Wilderness Resort segue os ditames de um programa ambiental que serve de base a todos os aspectos da sua vivência, desde o compromisso em educar os hóspedes sobre a biosfera, sobre a preservação e restauração do ecossistema do salmão e sobre a importância de manter o equilíbrio no que diz respeito à actividade da pesca, até à preocupação em ter a funcionar no resort as energias mais sustentáveis. No total são apenas 25 as luxuosas tendas com vista para uma área natural intocada onde se podem observar de baleias a ursos negros. Repartidas em quatro categorias, encontram-se artisticamente dispostas ao longo da margem do rio, na encosta virada para o estuário. Na decoração sobressaem os fogões de ferro fundido, os móveis e os antigos candeeiros a óleo. Mas não se pense que o conforto foi sacrificado em prol do design, pois em cada tenda os hóspedes vão encontrar todas e mais algumas comodidades de uma unidade hoteleira de elevada categoria, como o chão aquecido.

REFEIÇÕES MEMORÁVEIS

No requintado restaurante do resort, o Cookhouse Dining Room, os hóspedes podem contar com uma gastronomia digna de referência à base de ingredientes frescos, locais e orgânicos. Uma cozinha de inspiração costeira, preparada com cuidado e sabedoria pelo chef executivo Michael Pataran, com a ajuda de uma equipa experiente e muito dedicada.

No espaço mágico do Ivanhoe Glass Lounge Bar, são vários os factores que cativam os visitantes. Desde logo a sua decoração, com destaque para o bar de vidro e para as janelas que cobrem na quase totalidade as paredes de cima a baixo e de onde se obtém uma impressionante vista panorâmica para o estuário do Bedwell, no exacto local onde o rio desagua no oceano Pacífico. Depois a carta de vinhos e cocktails que deixa qualquer apreciador indeciso na escolha (a solução é voltar uma e outra vez). Por fim, o menu, que, apesar de mais simples do que o servido no Cookhouse Dining Room, se apresenta igualmente detentor de uma tremenda qualidade e diversidade.

Para ocasiões especiais, as tendas/bistrô, localizadas fora do espaço principal do Cookhouse Dining Room, são a escolha acertada. Espaçosas e bem equipadas, revelam-se perfeitas para acolher qualquer tipo de celebração.

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...