Retrato de um viajante português

A momondo realizou o International Travel Survey de 2018, um estudo global em que inquiriu uma amostra de cerca de mil pessoas entre os 18 e os 65 anos sobre os seus hábitos de viagens, e traçou um perfil do viajante português.

Metade dos inquiridos admite procurar inspiração para as férias junto da família e amigos, dando mais importância às suas recomendações do que a qualquer outra fonte sendo que, entre os 36 e os 55 anos, também 50% procuram novas ideias para viagens em websites.

Em 2017, 64% dos portugueses ansiava por férias na praia e, em 2018, esta tendência aumenta para 67%. Cerca de 31% optam por escapadelas em cidades e 20% admitem preferir passar o tempo livre no próprio país, ainda que em zonas balneares.

Quanto ao orçamento disponível, 28% do total dos inquiridos portugueses espera gastar entre 501 e 1000 euros nas férias, mas existem excepções: entre os 18 aos 22 anos o orçamento máximo disponível é de 500 euros, enquanto dos 36 aos 55 anos vai até aos 2000 euros.

A mesma tendência pode ser vista no que diz respeito às escolhas do voo, uma vez que 27% dos inquiridos entre os 18 e os 22 anos optam por voos que incluam a bagagem no preço final, enquanto os portugueses entre os 36 e os 55 anos (36%) têm preferência pela possibilidade de escolha da hora do voo, mesmo que tal possa inflacionar o preço.

No que diz respeito à estadia, 48% dos inquiridos preferem ficar num hotel, 38% dos portugueses dos 18 aos 22 anos prefere alojar-se numa casa alugada, 10% dos portugueses entre os 23 e os 35 anos e 13% entre os 36 e os 55 anos preferem ficar em casas de amigos ou família, e existe ainda uma pequena percentagem (5%) de aventureiros entre os 56 e 65 anos que opta por acampar.

 “O” viajante e “a” viajante

Quando avaliadas as respostas dos viajantes, chegamos à conclusão que os viajantes masculinos e femininos têm também algumas diferenças entre si, nomeadamente acerca de quanto optam por gastar, quais as suas prioridades de alojamento e motivos de viagem.

O viajante português masculino gasta, em média, mais dinheiro do que a viajante feminina: enquanto 28% das mulheres espera gastar entre 501 a 1000 euros nas férias enquanto 30% dos homens pondera gastar até 2000 euros.

Para as viajantes femininas a escolha do hotel recai na sua localização (64%) e no conforto que oferece (55%), enquanto para 49% dos viajantes masculinos o conforto e relação preço-qualidade são o mais importante.

Enquanto 26% das mulheres se inspira nos próximos destinos em agências de viagens e 30% evita ir às compras ou ir sair para conseguir poupar para tornar real a nova experiência desejada, 16% dos homens optam por viajar para sítios relacionados com os seus hobbies, sendo que 13% admite já ter escolhido o destino com o propósito de aprender um novo desporto como, por exemplo, mergulho (24%).

Quanto aos destinos, os portugueses (ambos os géneros) têm optado por maioritariamente países europeus e mais próximos, como Espanha e França, sendo que os Estados Unidos e a Tailândia, em 5º e 9º lugar respectivamente na lista de preferências em 2017, se destacam como os destinos mais longínquos.

Destinos preferidos pelos portugueses nos últimos três anos:

2016 2017 2018
1 Portugal, Ponta Delgada Portugal, Ponta Delgada Portugal, Ponta Delgada
2 Reino Unido, Londres Reino Unido, Londres Portugal, Madeira
3 Portugal, Madeira França, Paris França, Paris
4 França, Paris Portugal, Madeira Estados Unidos, Nova Iorque
5 Espanha, Barcelona Estados Unidos, Nova Iorque Reino Unido, Londres
6 Estados Unidos, Nova Iorque Espanha, Barcelona Itália, Roma
7 Itália, Roma Holanda, Amesterdão Holanda, Amesterdão
8 Holanda, Amesterdão Itália, Roma Espanha, Palma de Maiorca
9 Tailândia, Banguecoque Tailândia, Banguecoque Espanha, Barcelona
10 Espanha, Palma de Maiorca Espanha, Palma de Maiorca Grécia, Atenas

Os destinos mais desejados pelos portugueses para as férias de verão 1

 

 

 

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Nova Kinda de Oeiras tem um corredor infinito e um Design Studio
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira