Quão longa é a viagem ideal, para um português?

Com o aumento da conectividade digital, aumenta a tendência para viajar, explorar e partilhar o mundo com os outros. A momondo perguntou durante quanto tempo os portugueses preferem viajar. 

Quase metade dos portugueses já viajou durante mais de um mês e os outros 55% que não o fizeram não foi por falta de interesse, nem saudades de casa. Na verdade, apenas 4% afirma não querer viajar por tanto tempo e 2% confessa que sentiria demasiado a falta de família e amigos.

Então, o que está a impedir os restantes portugueses de tirarem umas férias longas? A maioria fica em terra por causa das responsabilidades do dia a dia e do custo que imaginam ser alto. Mais de metade acha que não consegue tirar tanto tempo ao emprego e à família e 31% acredita não ter dinheiro suficiente.

Quando estimam um orçamento (incluindo o alojamento) para uma viagem de três meses, por vários países da Europa Ocidental, a maioria apontou para os 3000 euros mensais. A realidade conta uma história diferente.

Dos portugueses que já viajaram mais de um mês seguido, a maioria (61%) gastou até 2000 euros. Cerca de 21% destes viajantes optou por ficar dentro de portas e viajar por Portugal. Outros 43% exploraram a Europa Ocidental e, destes, a maioria gastou entre 1500 a 2000  euros. Fora da Europa, o destino mais popular foi a América do Sul: 10% escolheu atravessar o Atlântico.

«Quem se preocupa com os gastos pode ficar mais descansado, já que, aparentemente, os portugueses são bastante poupados em viagens longas», afirma Margarida Gameiro, responsável pelo mercado Português da momondo. «O inquérito mostra que 19% dos portugueses faria as malas, num piscar de olhos, para voar até às Caraíbas, mas 24% afirmou preferir explorar a Europa Ocidental e Portugal. Fazer uma viagem, sem pressa, por este maravilhoso país pode encaixar no orçamento e ser tão recompensador como visitar o outro lado do mundo.»

Ao indicarem o principal motivo para terem embarcado na viagem mais longa que fizeram até hoje, 33% afirma querer expandir horizontes e 25% procurou conhecer novas culturas. Tendo em conta que só 20% queriam escapar da rotina diária, podemos dizer que os portugueses viajam com um espírito positivo e de abertura.

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Cristiano Ronaldo promove curso que ensina a ser influenciador
Automonitor
Túnel do Marquês cortado no sentido Cascais-Lisboa devido a acidente