Organização Mundial do Turismo declara Portugal como “Destino Turístico Acessível”

A distinção foi entregue durante a 23.ª Assembleia Geral da agência das Nações Unidas que decorreu em São Petersburgo, na Rússia.

O organismo realça que Portugal é o único país a receber esta distinção, atribuída pela primeira vez este ano pela OMT em parceria com a Fundação ONCE, e que reconhece o esforço do país na promoção da acessibilidade no Turismo.

O Ministério da Economia realça ainda que só na Europa existem 90 milhões de turistas com necessidades específicas de mobilidade, “pelo que esta distinção é muito importante para posicionar Portugal como líder na acessibilidade”.

Em 2016 foi lançado o programa All for All, com o objectivo de capacitar a oferta turística nacional, criar roteiros acessíveis em todo o país, divulgar a oferta acessível de Norte a Sul e promover Portugal como destino inclusivo para todos.

Neste contexto foram criados roteiros acessíveis que estão disponíveis no Visit Portugal, desenvolvidos guias de boas práticas e foi lançada uma linha de financiamento específica para apoiar projectos de acessibilidade no Turismo, no âmbito do Programa Valorizar.

O Ministério da Economia, especifica que já “foram apoiados 116 projectos, que representam um investimento de 20 milhões de euros, e que receberam um apoio de 14 milhões de euros”, entre os quais cita a criação de acessibilidade no Convento de Cristo, no Castelo de São Jorge, no Palácio Nacional de Mafra ou nas Caves Calém (Vila Nova de Gaia).

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Tinder estreia-se no entretenimento com “Swipe Night”
Automonitor
Precisa de abastecer? Preço da gasolina desce esta segunda-feira!