Onze|Nove, a minha América Latina

O livro Onze|Nove, a minha América Latina é um retrato fotográfico de uma viagem realizada em 2016 durante nove meses na América Latina, desde a Guatemala até ao Brasil.

Onze | Nove poderá ser uma fracção que divide sentimentos, decompõe o olhar, corta raízes, desmonta verdades incondicionais, fragmenta e multiplica fantasias. Um mapa rabiscado, com avanços e retrocessos, com saltos gigantes de norte a sul na América Latina. Onze países | Nove meses. Um capítulo, um país, uma frase que guia, as aventuras que salpicam a memória e as histórias que jamais quero esquecer.

Esta é a minha história na América Latina.

O meu livro Onze|Nove, a minha América Latina é um retrato fotográfico de uma viagem realizada em 2016 durante nove meses na América Latina, desde a Guatemala até ao Brasil, passando por onze países. Nele trago à luz da escrita a minha sensibilidade, curiosidade e reflexão, um olhar próximo e profundo de culturas extremamente ricas e diversas. É fruto de um olhar de viajante, muito para além de uma visita turística, ele conta histórias de vida, com um reflexo das dificuldades económico-sociais, das riquezas naturais e da beleza da simplicidade das suas vidas. Os sentimentos de uma viagem de sonho, as aventuras, as experiências com as comunidades locais e os desafios de viajar no continente americano. E se a viagem é única e pessoal. Este é o meu hemisfério pessoal resultado de um grande amor pela viagem. E o livro é a tentativa despretensiosa de manter viva a memória de um dos momentos mais audazes e felizes da minha vida. Este é o primeiro capítulo da minha odisseia pela América Latina. A viagem não acaba porque o viajante está sempre pronto a partir, a saltar para o abismo, a entrar numa gruta escura, a aprender a renascer.

E por detrás deste livro, surge uma alma desassossegada e curiosa pelo mundo. Eu sou a Patrícia Campos, natural da freguesia de Sobreira, voluntária desde os meus vinte anos na Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Sobreira (Paredes), estudei no Porto e trabalhei 11 anos como Técnica de Cardiopneumologia, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia. Durante toda a minha vida, participei na vida social e comunitária da minha vila, mas também em missões internacionais em Angola com o grupo GAS’Africa. A viagem trouxe-me à vida um olhar atento, curioso e participativo.

 

E por isso, no ano de 2016 deixei a estabilidade do meu trabalho, casa, família e amigos para viver um dos meus maiores sonhos. Deixei o certo pelo incerto. Propus-me destemidamente à superação diária. Coloquei no meu caminho novos projetos e desafios. Em março de 2016 iniciei a minha viagem pela América Latina. Durante a viagem dediquei-me à escrita para o meu blogue LookingAround.me, à fotografia e ao trabalho nas áreas sociais e do turismo. Regressei em janeiro de 2017 com um novo trajeto profissional.

Desde de 2017, que integro a equipa de líderes da agência de viagens The Wanderlust, onde programo e oriento destinos. Atualmente sou responsável pelas viagens “Maravilhas do Sul do Peru”, “Pelos segredos do México” e ainda “Do Salar de Uyuniao Deserto do Atacama” que passam pelo México, Perú, Bolívia e Chile. O desafio nestas viagens é despertar a curiosidade pelo conhecimento de novas culturas, levando que o viajante a uma experiência autêntica, a um enriquecimento pessoal e a conhecimento mais alargado e do mundo em que vivemos.

E, a par desta nova aventura, um novo projeto pessoal está a esboçar-se. A Fotografia entrou na minha vida para contar novas histórias e desenhou-me um olhar ainda mais atento sobre tudo o que me rodeia. Com especial atenção para a fotografia documental espero no futuro vir a contar novas histórias do mundo em que vivemos.

Por Patrícia Campos

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
«Esperamos que o consumidor comece a valorizar os conteúdos pagos»
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado