One & Only Palmilla, sabor a mar

Regularmente visitado por ricos e famosos que ali procuram os benefícios do sol e do mar, o resort mexicano One & Only Palmilla possui tudo o que é necessário para uns dias de descanso memoráveis.

A Baja Califórnia é uma península mexicana, banhada a oeste pelo oceano Pacífico e a este pelo mar de Cortez. Situada no prolongamento da fronteira com os Estados Unidos da América, a região tem vindo a cativar alguns dos mais importantes investimentos hoteleiros levados a cabo no México. A causa desse crescente interesse reside, particularmente, em dois ou três factores: a excelência do clima, as praias de sonho e um mar que, além de extremamente apelativo, apresenta uma riqueza ímpar – não terá sido à toa que foi apelidado, por Cousteau, de “aquário do mundo”! Inicialmente, a rudeza da paisagem terrestre em nada intimidou os investidores com visão, que ainda assim conseguiram vislumbrar uma oportunidade de negócio única. Pessoas de recursos milionários que, com a preciosa ajuda de experientes arquitectos, remodelaram a silhueta da península fazendo surgir vastos campos de golfe, condomínios residenciais de luxo e, claro, hotéis de sonho.

Universo de sonho

Uma dessas pessoas foi Abelardo Rodriguez – filho do general Abelardo Rodriguez, presidente interino do México entre 1932 e 1934 – que em 1956 criou o One & Only Palmilla. Ladeado pelo mar de um azul profundo e pelas montanhas do deserto, o resort rapidamente passou a fazer parte do roteiro de veraneio de gente famosa, como o escritor Ernest Hemingway – que ali se hospedava quando vinha praticar um dos seus desportos predilectos, a pesca em alto mar – ou a actriz de Hollywood Jean Harlow. Com o passar dos anos e a cada vez maior concorrência, o resort foi perdendo visibilidade para outros mais recentes. Mas tudo mudou em Janeiro de 2004, depois de levada a cabo uma acção de renovação e modernização, no valor de muitos milhões de euros, com a qual os responsáveis do One & Only Palmilla procuraram recuperar o fulgor e o brilho de antigamente.

Entre o golfe e a praia

A área total do resort abrange cerca de 900 acres, grande parte ocupada pelo campo de golfe de 27 buracos, concebido por Jack Nicklaus, e por uma das poucas praias da região onde é possível nadar. Já o hotel propriamente dito ocupa cerca de 200 acres. É uma decoração simples, mas muito elegante, aquela que pode ser observada em cada um dos 172 aposentos. Com amplas janelas, varandas e terraços virados para o mar fronteiriço, encontram-se apetrechados com o mais moderno equipamento, como ar condicionado, televisão por satélite, telefone com linha directa para o exterior, cofre e minibar. Mas o máximo luxo destes verdadeiros refúgios de conforto reside no facto de cada um possuir serviço de mordomo, alguém que não olhará a esforços para satisfazer os pedidos dos hóspedes.

Com a remodelação, nasceram no One & Only Palmilla dois espaços gastronómicos de eleição. Criado por Charlie Trotter, dono de um dos melhores restaurantes de Chicago, nos EUA, o C proporciona refeições extremamente bem elaboradas, com recurso a produtos frescos de grande qualidade. Adjacente à sala de refeições, está o C Lounge, onde é possível tomar um dos muitos cocktails que integram a carta. O Agua, o outro restaurante, oferece um menu de sugestões gourmet baseadas na gastronomia mediterrânica. O respectivo lounge bar serve refeições leves, sendo também o destino certo para, quando a noite chega, se relaxar ao som de agradável música ambiente.

Time to… spa

Um dos locais mais concorridos do resort é o seu spa. E tal não é de estranhar se levarmos em conta que coloca à disposição tratamentos e terapias que ajudam a melhorar a aparência de cada pessoa, facto preponderante na manutenção de uma mente que também se pretende saudável. Composto por 13 villas de tratamento, para uma ou duas pessoas, o Spa at Palmilla inclui ainda um fitness center, uma piscina exterior destinada à hidroterapia e o jardim que serve de cenário às sessões de ioga.

Os amantes das actividades aquáticas encontram no One & Only Palmilla uma variedade de opções, que vão do mergulho à pesca em alto mar, passando pelo snorkelling e pela observação de baleias. É por isso que uma estada neste resort mexicano de eleição tem tanto… sabor a mar.

 

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Já é Natal lá fora… Conheça as primeiras campanhas
Automonitor
Belos e furiosos: 25 modelos para entender os anos 80 e 90