Onde é que os portugueses fazem mais férias?

Os portugueses estão cada vez mais a escolher o estrangeiro como destino de férias. De acordo com o TGI, o estudo da Marktest que analisa o comportamento e os consumos dos portugueses, o número de pessoas que tem viajado de avião em lazer não para de aumentar desde 2013. Ou seja, há três anos, apenas 15% dos portugueses se deslocaram ao estrangeiro. Um número que subiu para os 17,5%, em 2014, e 18,5%, em 2015.

Dos destinos escolhidos, Espanha e França continuam a ser os preferidos, com 19% dos entrevistados a escolher estes dois países europeus, seguidos de Inglaterra e Irlanda (16%). Destaque para os Açores que com a entrada dos low-cost, em 2015, também tem vindo a ser bastante mais procurado (10% em 2015, face a 7% em 2014).

As companhias aéreas low-cost, como a EasyJet e a Ryanair, são aliás as mais procuradas pelos portugueses, que têm como principal fator de decisão o preço da passagem. Enquanto 3,4% dos entrevistados diz escolher estas companhias de aviação, apenas 1,2% prefere a TAP e a SATA.

Mas, embora as viagens ao estrangeiro estejam a ganhar mais adeptos (48% em 2015, face a 45% em 2014), a praia continua no topo da preferência no que toca ao tipo de férias que os portugueses mais gostam, ao contrário das viagens de cruzeiros que tem vindo a manter-se nos 1,5%.

No que diz respeito ao tipo de alojamento escolhido para as férias, a opção com mais adesão é o Hotel ou Aparthotel, de acordo com 45% dos entrevistados (face a 40,4%, em 2014), seguido da casa de familiares ou amigos (29%), casa alugada (21%), habitação própria (15%) e campismo (10%). Nota para o facto de 58% dos entrevistados ter gozado férias na sua residência habitual.

Os dados e análises apresentados fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses face aos seus consumos, marcas, hobbies, Lifestyle e consumo de meios. Os dados da primeira vaga 2016 deste estudo serão lançados já no final de Julho.

 

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Nova Kinda de Oeiras tem um corredor infinito e um Design Studio
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira