O que não sabe mas gostaria de saber sobre o holandês

Mais de 20 milhões de pessoas falam esta língua. Descubra-a.

Milhões de pessoas falam holandês em seis países

O holandês é falado por aproximadamente 24 milhões de pessoas em todo o mundo. Desses, 17 milhões vivem na Holanda, outros 6,5 milhões na Bélgica e mais 400 mil no Suriname. Esses números colocam o holandês como uma das 40 línguas mais faladas do planeta. O holandês, aliás, é a 12ª língua mais utilizada na internet. Os números são do site Taalunie.

O holandês é a língua oficial da Holanda, mas não só. No total, a língua é reconhecida de forma oficial em mais cinco países: Bélgica, Suriname, Aruba, Curaçao e São Martinho. Além disso, o holandês também é falado em partes da Alemanha, França e Luxemburgo.

Onde é língua oficial 

A língua holandesa está em oitavo lugar no ranking das mais faladas da União Europeia, onde aparece como uma das 24 línguas oficiais. É, portanto, mais falada que o sueco, por exemplo. O holandês, inclusive, está entre as línguas mais antigas pertencentes à comunidade europeia, junto do alemão, do francês e do italiano. Esses quatro idiomas estão integrados ao bloco desde 1958.

O holandês também é uma língua oficial na União das Nações Sul-Americanas, um grupo de união política e econômica dos 12 estados independentes da América do Sul.

Dicionário de respeito

O Dutch Language Dictionary é considerado o maior dicionário do mundo. O material, desenvolvido pelo Institute for Dutch Lexicology (INL), foi publicado entre 1864 e 1998 em episódios. Juntos, eles se tornaram impressionantes quarenta livros bastantes robustos, contendo nada menos do que 91.610 colunas em 45.805 páginas.

Pormenor: 400 mil palavras são discutidas e as citações que ilustram os significados somam 1,7 milhão. São aproximadamente 50 milhões de palavras no livro, um recorde mundial. O dicionário também pode ser consultado on-line neste link.

A palavra holandesa mais globalizada

A palavra holandesa “baas”, que significa chefe, é a mais utilizada no mundo. Baas pode ser encontrada em 57 outras línguas do globo terrestre, nos cinco continentes. Gas (gás) e kraan (torneira) estão em segundo lugar, as quais podem ser vistas em outros 49 idiomas. Essa mesma pesquisa identificou que cerca de 17 mil palavras holandesas foram emprestadas de outros idiomas.

No que diz respeito ao ensino do holandês em outros países, hoje existem aproximadamente 150 universidades no exterior e 600 professores que ensinam a língua em 40 países.

Língua de muitos e muitos anos

Há 2000 anos, grupos de pessoas já habitavam a região hoje conhecida como Holanda. E, naturalmente, elas conversavam entre si. A linguagem utilizada na época é a conhecida como germânico ocidental, do qual o holandês emergiu, assim como o inglês e o alemão. Essa variação ocorreu por volta do início do século V.

De acordo com o site Taalunie, a palavra holandesa mais antiga pode ser encontrada em um texto do escritor romano Tacitus, datado de 107 dC. Ele descreve um local de passagem pela água, que os moradores locais chamavam de vada, hoje conhecida como wad.

Fonte

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Sabe o que se passa no Polo Norte? A Google conta-lhe
Automonitor
Chevy Suburban: O primeiro carro com uma estrela em Hollywood