Mergulho um mundo maravilhoso à sua espera

Se pensa que o mergulho é uma actividade difícil, reservada a super-atletas e cheia de perigos… prepare-se para mudar de ideias.

Quando começamos a pensar nas nossas férias, muitas vezes ocorrem-nos destinos paradisíacos com praias de areia brancas e finas, palmeiras, águas azuis-turquesa e transparentes e muitos ‘peixinhos’ a passear…. Nunca lhe apeteceu estar mais perto desta vida? E nadar no meio dela? É bem possível! Pode começar a planear essa experiência, em Portugal ou noutro país, contactando uma das dezenas de escolas que existem de norte a sul do País. Ao longo de todo o ano, são muitos os cursos de mergulho que as escolas dão — e com horários bastante flexíveis.

O curso de iniciação ao mergulho, composto por aulas teórias (numa sala de aula, com um manual e um instrutor) e práticas (em piscina e mar), é certificado por uma das várias entidades certificadoras que operam em Portugal e que são reconhecidas internacionalmente. Após a conclusão do curso com aproveitamento, é-lhe emitida uma certificação internacional que lhe perite mergulhar em qualquer parte do Mundo — até uma determinada profundidade, desde que acompanhado por um instrutor de mergulho, normalmente um guia que acompanha os grupos formados pelos centros de mergulho.

Presentes em todos os locais de interesse para o mergulho do mundo, estes centros disponibilizam meios humanos e técnicos de apoio à sua saída, com guias, ajudantes, ‘skippers’, balneários, transporte de material, enchimento das garrafas e todos os restantes serviços necessários a uma experiência de sonho. Quase todos alugam ou emprestam, também, os equipamentos, pelo que é desnecessário para si transportá-lo de casa — assim consegue reduzir ou eliminar os custos acrescidos do transporte de bagagem!

Também existem em Portugal operadores turísticos especializados em mergulho, já com pacotes delineados ou disponíveis para organizar a sua viagem de modo personalizado — é a forma mais fácil e confortável de planear a sua viagem de mergulho.

Se se preocupa com a segurança, saiba que se respeitar as regras ensinadas no curso, o mergulho é uma actividade bastante segura, sendo raros os acidentes. Ainda assim, não se esqueça: ninguém mergulha sozinho e os instrutores dos centros de mergulho são pessoas credenciadas — todos têm formação em primeiros socorros e as embarcações são obrigadas a estar equipadas com os kits adequados.

A noção que algumas pessoas têm do mergulho está errada: é uma actividade fantástica, que lhe proporciona experiências maravilhosas e inesquecíveis, altamente regulada e segura, estruturada de modo muito sério e profissional a nível mundial e aberta a pessoas de variadíssimas idades, pesos, condições físicas e possibilidades económicas.

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
O Natal da Meo rima com Apple TV
Automonitor
Novo VW ID. Space Vizzion tem 560 km de autonomia