Madeira Ocean Trails à descoberta da ilha

Paisagens deslumbrantes. O mar como companheiro. Graus de dificuldade e exigência adaptados a todo o tipo de participantes. Venha conhecer os Madeira Ocean Trails.

Paisagens deslumbrantes, florestas densas e verdejantes, montanhas vulcânicas, jardins com flores de cores exuberantes, sabor a maracujá e mergulhos no mar azul do Atlântico. Com tudo isto a Madeira é o destino para os que vêm à procura de um céu mais azul e de um sol mais brilhante, somos carinho e sorrisos, uma hospitalidade exemplar que inspira a tranquilidade e segurança. O arquipélago que compreende quatro grupos de ilhas: Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens, onde apenas as duas maiores ilhas (Madeira e Porto Santo) são habitadas. As outras, Desertas e Selvagens, são reservas naturais e fazem jus ao nome que lhes foi atribuído.

Uma experiência diferente

Pôr-se à prova entre trilhos de uma floresta património mundial natural da UNESCO, picos que tocam os céus e levadas centenárias, testemunhos vivos do engenho humano. Porque a Madeira também tem tudo para quem gosta de praticar turismo acivo de qualidade ou não fossem os Madeira Ocean Trails um projecto que surgiu através da identificação do potencial que os trails têm como produto turístico, a nível mundial, e do reconhecimento das qualidades intrínsecas do destino nesta área.

Aproveitando a crescente relevância que o Turismo Ativo tem vindo a assumir e, em particular, as provas de Trail Running/Sky Running, a Madeira deu vida a uma marca que comunica o potencial do destino no seu eixo natureza. São muitas as características distinguem a Madeira como destino para atletas e amantes de trilhos. A grande variedade de trilhos que o destino oferece, com diferentes caraterísticas técnicas, a nível de tipo de piso e desnível por exemplo. A existência de microclimas que representam outra dificuldade acrescida para os participantes. A multiplicidade de trilhos quer para o Trail Running, como para o BTT e ainda outras modalidades de turismo activo. E, acima de tudo, a convivência permanente entre o oceano e a montanha, ao longo dos trilhos, com vistas de “cortar a respiração”, sendo esta a base do conceito apresentado e que torna a Madeira um destino de eleição para o turismo activo.

Turismo activo

A ilha da Madeira possui uma beleza e clima raros que lhe conferem características únicas. Entre a exuberante paisagem e a particular orografia, os visitantes sentem-se cúmplices de uma natureza única, quer seja através de caminhadas, birdwatching, trekking, escalada, canyoning, asa delta, parapente, jeep tours, bicicleta de todo-o-terreno, geocaching, hipismo ou golfe, a conquista das paisagens naturais será certamente uma experiência inesquecível.

Quanto às atividades ligadas ao mar, é possível observar e nadar com cetáceos, ou mergulhar na companhia de meros e descobrir a riqueza do mundo subaquático da Madeira. É também possível zarpar por entre as ondas do atlântico praticando surf, windsurf, jet ski, ski aquático, stand-up paddle ou canoagem. Os amantes da pesca desportiva encontrarão as condições ideais para capturar um espadarte ou um marlin azul.

Há atividades na natureza adaptáveis à idade e condição física de cada um. Para quem procura apenas relaxar, é possível optar, simplesmente, por contemplar as diferentes tonalidades de um magnífico por do sol.

Trail Running

Para os atletas que em simultâneo são amantes da natureza e correm por gosto, o Trail Running na Madeira é a actividade ideal. O Trail Running constitui uma corrida técnica, em caminhos e trilhos de montanha de piso variado, irregular ou escorregadio. As provas de trail têm diferentes distâncias e poderão ser muito exigentes pelo que esta atividade destina-se apenas a participantes responsáveis, conscientes das suas capacidades, e com capacidades físicas e psicológicas adequadas aos percursos propostos.

Bike Tours

A Madeira oferece todas as condições para a prática da modalidade de BTT, fruto de um projecto da responsabilidade de diversas entidades, do qual resultou a criação de uma lista de percursos de BTT preparados para o efeito. Os trilhos estão circunscritos a três zonas especificas, localizadas respectivamente no Poiso (local onde existem três circuitos), outra entre a Fonte do Bispo e os Prazeres, no concelho da Calheta, onde foram criados outros três acessos, e a terceira situada no Paul da Serra ( Bica da Cana – Estanquinhos). Desafia-se os amantes desta modalidade a descobrir o prazer de conduzir uma bicicleta todo o terreno ao longo de trilhos e estradas de terra irregulares e com obstáculos, no interior da floresta da Madeira. Para este efeito, é possível alugar uma bicicleta ou uma mota nas ilhas da Madeira e do Porto Santo. No centro da cidade ocorre anualmente a prova Downtown Funchal, que causa sensações fortes aos seus espectadores.

Parapente

Para quem tem espírito de aventura e define o céu como limite, sugere-se uma volta à Madeira “vista de cima”. Praticar asa delta e parapente é uma das actividades mais atractivas da ilha da Madeira, devido às suas características morfológicas. A partir do céu é possível desfrutar de uma fantástica vista aérea, tanto do maciço montanhoso central da Madeira como da costa marítima da ilha. Em toda a ilha existem óptimos locais para descolar, sendo os mais utilizados o Pico da Cruz, o Miradouro da Madalena, a zona do Porto da Cruz e dos Prazeres. Se a experiência não for muita, pode-se optar por saltar em tandem – acompanhado por um piloto que garante toda a adrenalina em perfeita segurança.

 

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Marcas sem marca ganham força em 2020
Automonitor
Elétricos: Galp vai inaugurar primeiro ponto de carregamento em São Miguel