Lufthansa e aeroporto de Munique começaram os testes de um robot no Terminal 2

Mede 1,20m, tem olhos brilhantes e voz agradável: desde hoje, a robot “Josie Pepper” responderá às perguntas dos passageiros no Terminal 2 do aeroporto de Munique

Como chegar à porta de embarque? Onde é o restaurante mais próximo? Onde é o balcão de transferências? Josie Pepper olha nos olhos e tem a resposta pronta.

Com a chegada de Josie Pepper, o aeroporto de Munique e a Lufthansa estão a desbravar novos caminhos. É o primeiro robot humanoide equipado com inteligência artificial alguma vez testado num aeroporto alemão. Nas próximas semanas, Josie Pepper estará na zona reservada aos passageiros no Terminal 2 a dar as boas vindas aos passageiros. Este terminal é operado conjuntamente pelo aeroporto de Munique e pela Lufthansa. Nesta primeira versão, Josie Pepper, que fala Inglês, estará à espera dos passageiros no cimo da rampa que leva ao shuttle que liga o terminal principal com o edifício satélite. Esta fase de testes será usada para verificar se Josie Pepper é bem recebida pelos passageiros.

O “cérebro” de Josie Pepper contém um processador de alto desempenho com acesso à internet via Wi-Fi. Tal cria uma ligação a um serviço de cloud onde a linguagem é processada, interpretada e ligada aos dados do aeroporto. O que torna o sistema especial: quando este tipo de robots fala, não reproduz somente textos pré-definidos. Sendo capaz de aprender, responde cada pergunta individualmente. Tal como um cérebro “real”, o sistema torna-se cada vez melhor, combinando perguntas com informação relevante para dar respostas cada vez mais precisas.
O que está por trás das capacidades de Josie Pepper são as tecnologias de inteligência artificial baseadas na cloud da IBM Watson Internet of Things (IoT). Pepper foi desenvolvida pela empresa francesa SoftBank Robotics. O pessoal do aeroporto de Munique e da Lufthansa deram à robot o nome de “Josie” quando ela chegou ao aeroporto.

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus
Automonitor
AUTOBEST 2020: Novo Opel Corsa é um dos finalista