La Gemma Dell’ Est um Índico Precioso

São muitos os litorais atractivos banhados pelo Índico. Mas nenhuma beira-mar africana se revela tão sedutora como a deste resort reluzente de Zanzibar.

A geografia é tão histórica como mágica por estes lados. Estamos em Zanzibar, ilha vizinha de Melinde e de Mombaça, todas elas com passagens pioneiras de Vasco da Gama e assentamentos coloniais e comerciais arrojados do século XVI. Podem visitar-se, por estes lados, os lugares em que os exploradores e colonos portugueses primeiro aportaram, onde se instalaram e se vieram a fortificar, no coração da Cidade de Pedra, a Mji Mkongwe (Velha Cidade em swahili) de tal forma genuína e rica em termos históricos, culturais e arquitectónicos que, no ano 2000, a UNESCO a decretou Património Mundial da Humanidade.

Graças a eles, Zanzibar emprega centenas de palavras lusas no seu dialecto swahili e tornou-se uma ilha de especiarias, várias trazidas de paragens longínquas do vasto Índico, para as florestas então ainda mais frondosas e húmidas do seu interior.

A beira-mar privilegiada desta ilha autónoma da Tanzânia pouco mudou desde esses tempos longínquos. Os areais coralíferos são de um branco imaculado que reflecte a luz solar tropical e intensifica o verde da vegetação litoral e o azul-turquesa do mar. Nos incontáveis dias solarengos, com o céu limpo ou polvilhado de pequenas nuvens novelo, navegam ao largo sucessivos dhows, as embarcações tradicionais árabes que sulcam o oeste do Índico. Sobre o ocaso, as suas velas triangulares, esticadas pelo vento contra o Oeste africano alaranjado, formam silhuetas graciosas que dão prazer acompanhar.

Foi nesta atmosfera fascinante e acolhedora da costa noroeste de Zanzibar que se abrigaram o Diamonds La Gemma Dell’ Est e o Star of the East, dois resorts ecológicos, deslumbrantes e luxuriosos.

Diamonds La Gemma Dell’Est: requinte de muitos quilates

Situado junto à encantadora aldeia piscatória de Nungwi, o La Gemma Dell’ Est foi recentemente galardoado com o Prémio 2014 da Holiday Check e com o Traveler’s Choice de 2014 do Trip Advisor. Integra-se na perfeição no cenário natural que o acolheu. Destaca-se da sua arquitectura elegante o cais amplo alongado sobre as águas convidativas do oceano Índico, que se alonga na direcção do poente. Sobre este cais, os hóspedes podem jantar à la carte no restaurante Sea Breeze num ambiente romântico e refinado, e regressar em apenas alguns passos ao Sunset Bar para assistirem a espectáculos étnicos locais e internacionais ao vivo.

A beira-mar depressa se prova irresistível. É banhada por um Índico gentil, cálido e translúcido que pode ser ainda melhor usufruído com recurso aos vários equipamentos de desportos aquáticos, de mergulho e de snorkeling.

Da beira-mar para dentro, o La Gemma Dell’ Est revela ainda a sua deliciosa piscina de água salgada com área para crianças. A piscina é assistida por um Beach Bar que serve bebidas, snacks e almoços leves durante grande parte do dia. Nas imediações, e para mais tarde, o La Gemma está dotado de um Beach Grill que serve jantares de peixe e marisco num recanto privativo da praia e pelo restaurante-pizzaria Coral Cove, que serve pizzas e saladas.

São 138 os quartos do La Gemma, todos eles modernos e confortáveis. Noventa e três são deluxe e têm terraços relvados privados com vista para o oceano e acesso a jardim. Dezassete são suites com sala de estar e kitchenette separadas. Uma destas suites é familiar e a oferta do La Gemma é ainda complementada com uma Villa Presidencial com cinco quartos e uma vasta sala de estar comunal e piscina privada com o seu próprio terraço com vista de mar.

Após o despertar, o La Gemma serve refeições revigorantes ao ar livre no exterior do Pavilion Restaurant, ou se o hóspede preferir, no seu interior, ainda mais próximos dos buffets abundantes e ricos com fusões da gastronomia mediterrânica com as melhores especialidades de Zanzibar.

Diamonds Star of the East: ainda mais luxo

Membro da rede Small Luxury Hotels of the Word, o Star of the East tem as suas instalações num espaço contíguo ao La Gemma dell’Est. É formado por 11 villas exclusivas com os nomes de 11 das pedras mais preciosas do Mundo, arquitectura criativa com influências africanas e conforto irrepreensível. Cada uma destas villas está dotada da sua própria piscina e terraço com decoração elegante. Tem ainda o seu próprio pátio Makuti coberto e um jardim tropical de grandes dimensões que tornarão ainda mais recompensadoras as vistas sobre o oceano Índico e o famoso pôr-do-sol de Zanzibar.

Um serviço pessoal de mordomo que pode servir refeições nas próprias villas e praia privada são outros privilégios adicionados ao usufruto de todas as áreas e equipamentos do hotel irmão La Gemma, como serviço de porteiro, Manager on Duty disponível 24 horas por dia, orientação SPA levada a cabo por uma terapeuta especializada e aulas privadas de Pilates, entre muitos outros.

Mas o Star of the East – um resort jovem, mas já intensamente galardoado a nível mundial – concede ainda estadias com tudo-incluído incomparáveis, que acolhem os seus viajantes mais exigentes com privacidade e requinte à beira do mar e da perfeição. Entre outros luxos, os hóspedes poderão optar por jantares privados e românticos na praia e com um menu personalizado criado pelo chef principal do resort. De seguida, quer seja no Tiara Lounge ou no Sunset Lounge & Bar, poderão ainda apreciar uma espectacular Noite Tradicional de Zanzibar, numa atmosfera tradicional de “Aldeia Africana” que poderá ser enriquecida por um espectáculo masai. Em alternativa, serão bandas ao vivo, espectáculos de acrobacia ou a música de DJs a animar a noite, que poderá terminar com a contemplação do céu africano densamente estrelado ou com o afago das ondas do oceano Índico.

Texto: Marco C. Pereira

Fotos: Sara Wong e Diamonds Resorts

 

 

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Nova Kinda de Oeiras tem um corredor infinito e um Design Studio
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira