Há um petisco português entre os melhores do mundo

O galardão foi entregue nos prémios mundiais The World Restaurant Awards.

A gastronomia portuguesa continua a dar cartas lá fora. Os cachorrinhos da famosa cervejaria Gazela, na baixa do Porto, estão entre as cinco melhores “especialidades da casa” do mundo. O selo da distinção, à porta da casa original, aberta em 1962 junto ao Teatro Nacional de São João, na Travessa do Cimo de Vila, foi atribuído pelos novos prémios The World Restaurant Awards.

Na categoria “house special“, este afamado petisco, confeccionado no Porto desde 1962, ficou ao lado de iguarias da Itália, Índia, Japão e China.

Os cachorrinhos foram um dos petiscos provados pelo já falecido chef Anthony Bourdain, na última visita que fez ao Porto, em 2017, para gravar um episódio do seu programa “Parts Unknown”. Levam salsicha fresca e linguiça, queijo e molho especial. Custam 3,40 euros e são uma receita original do proprietário, Américo Pinto, e o genro.

Leia também: Os 50 melhores restaurantes do mundo são…

O sucesso desta especialidade portuense levou à abertura de um segundo Gazela, practicamente à frente do primeiro espaço, em Agosto do ano passado. Numa das paredes, o destaque vai para fotografias de clientes ilustres, como Bourdain.

Além do Gazela, há outro nome português na lista dos finalistas dos The World Restaurant Awards: o comboio gourmet The Presidential.

Os prémios foram criados por dois jornalistas de gastronomia, Joe Warwick e Andrea Petrini, em parceria com a Fine Dining Lovers. A primeira edição teve lugar em Paris, em Fevereiro deste ano.

 

Fonte: Executive Digest. Mais notícias em executivedigest.sapo.pt

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
«Esperamos que o consumidor comece a valorizar os conteúdos pagos»
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado