Guangzhou Opera House

A Guangzhou Opera House é um projecto de Zaha Hadid. A arquitecta iraquiana vencedora do Pritzker em 2004 voltou a surpreender com este arrojado edifício localizado na homónima cidade chinesa de Guangzhou.

É uma arquitectura luxuosa a que podemos admirar na Guangzhou Opera House. Inspirada no rio das Pérolas, cujo fluxo corre bem perto do projecto, Zaha Hadid concebeu um complexo composto por dois edifícios numa área total de 70 mil metros2.

Localizada no centro da cidade, mais parece uma nova cidade dentro da antiga, devido, sobretudo, à forma como interage com todos os edifícios circundantes. Composta por duas estruturas independentes cuja forma se assemelha a seixos, a construção abriga um grande teatro com 1800 lugares, lobby de entrada, lounge, restaurante e instalações de serviço. O exterior dos edifícios exibe um revestimento de concreto triangular e detalhes em vidro e aço, além das linhas orgânicas, imagem de marca da conhecida arquitecta. No interior a luz natural é rainha e senhora em todas as áreas.

De acordo com Zaha Hadid «com vista para o Rio das Pérolas, o Guangzhou Opera House está no centro de desenvolvimento da cidade, é um local de interesse cultural. Adoptando tecnologia de ponta em sua concepção e construção, é um projecto que vem confirmar Guangzhou como um dos centros culturais da Ásia. Seu design singular vai melhorar a função urbana através da abertura de acesso às zonas ribeirinhas, criando um novo diálogo com a cidade emergente».

Por Sandra M. Pinto

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Nova Kinda de Oeiras tem um corredor infinito e um Design Studio
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira