Gastronomia portuguesa distinguida internacionalmente

A gastronomia portuguesa volta a ser distinguida no palco internacional, com a atribuição de duas novas estrelas pelo Guia Michelin Espanha e Portugal. A somar aos 21 restaurantes que já figuravam nesta lista, a edição de 2018 reconhece mais duas unidades no Algarve, os restaurantes Gusto by Heinz Beck (Quinta do Lago) e Vista (Praia da Rocha).

A Gastronomia e Vinhos constitui um património vasto tomando em consideração, não só a dimensão da atividade agrícola, das pescas e de serviços de suporte, mas também, pela sua dimensão social, espelhada nos postos de trabalho envolvidos e sobretudo, pela expressão cultural associada às atividades, tradições e festividades associadas ao ciclo agrícola, ao património construído, à história dos produtos e ao saber apurado ao longo dos tempos na produção e na confeção gastronómica. Esta dimensão cultural é rica e transversal ao país, desempenhando um papel de relevo na qualificação da nossa oferta turística e na diferenciação no plano internacional. Por estes motivos, a Gastronomia e Vinhos é um dos ativos da estratégia turística de Portugal para os próximos dez anos – Estratégia Turismo 2027.

Quem viaja e procura Portugal com esta motivação pretende conhecer ou aprofundar os seus conhecimentos sobre os produtos, mas também, contactar a autenticidade das terras e das populações. Trata-se, em boa parte, de consumidores nacionais, sendo os mercados estrangeiros de maior potencial o Reino Unido, a França, a Alemanha e a Espanha. Como viajam ao longo de todo o ano, contribuem também para atenuar os efeitos da sazonalidade e para a dinamização das economias de base regional e local. Este segmento tem, por isso, condições para se afirmar cada vez mais como um ativo turístico de grande relevância para Portugal.

Outras Notícias
Comentários
Loading...