Gastronomia portuguesa distinguida internacionalmente

A gastronomia portuguesa volta a ser distinguida no palco internacional, com a atribuição de duas novas estrelas pelo Guia Michelin Espanha e Portugal. A somar aos 21 restaurantes que já figuravam nesta lista, a edição de 2018 reconhece mais duas unidades no Algarve, os restaurantes Gusto by Heinz Beck (Quinta do Lago) e Vista (Praia da Rocha).

A Gastronomia e Vinhos constitui um património vasto tomando em consideração, não só a dimensão da atividade agrícola, das pescas e de serviços de suporte, mas também, pela sua dimensão social, espelhada nos postos de trabalho envolvidos e sobretudo, pela expressão cultural associada às atividades, tradições e festividades associadas ao ciclo agrícola, ao património construído, à história dos produtos e ao saber apurado ao longo dos tempos na produção e na confeção gastronómica. Esta dimensão cultural é rica e transversal ao país, desempenhando um papel de relevo na qualificação da nossa oferta turística e na diferenciação no plano internacional. Por estes motivos, a Gastronomia e Vinhos é um dos ativos da estratégia turística de Portugal para os próximos dez anos – Estratégia Turismo 2027.

Quem viaja e procura Portugal com esta motivação pretende conhecer ou aprofundar os seus conhecimentos sobre os produtos, mas também, contactar a autenticidade das terras e das populações. Trata-se, em boa parte, de consumidores nacionais, sendo os mercados estrangeiros de maior potencial o Reino Unido, a França, a Alemanha e a Espanha. Como viajam ao longo de todo o ano, contribuem também para atenuar os efeitos da sazonalidade e para a dinamização das economias de base regional e local. Este segmento tem, por isso, condições para se afirmar cada vez mais como um ativo turístico de grande relevância para Portugal.

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Faleceu Joaquim Martins Lampreia
Automonitor
Elétricos: Galp vai inaugurar primeiro ponto de carregamento em São Miguel