Esta sexta-feira a Lua vai ficar na penumbra

Esta sexta-feira Portugal vai poder observar a lua na penumbra.

É já amanhã ao final do dia que vai poder observar o eclipse penumbral da lua, depois das 19h será o ponto alto do fenómeno natural, caso existam condições meteorológicas para o efeito.

Não é um conceito muito usual de se ouvir mas pode e vai, neste caso, acontecer. O eclipse penumbral ocorre quando a lua entra na região de penumbra da terra, onde apenas uma parte da luz do nosso satélite natural é obscurecida, facto que faz oscilar o seu brilho, criando um efeito inédito.

O Observatório Astronómico de Lisboa refere, no seu site, que este efeito é ténue, nem sempre visível a olho nu, contudo poderá ser observado 15 minutos depois do seu início, sendo que por volta das 19h10 o fenómeno atingirá o seu nível máximo, permanecendo na penumbra até às 21h14.

O Núcleo Interativo de Astronomia (Nuclio), terá uma sessão de visualização do fenómeno natural, que decorrerá no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro do Estoril, entre as 18h30 e as 21h30, observando o céu com o auxílio de um telescópio. Também o Centro de Ciência Viva permanecerá em funcionamento em horário alargado até às 20h.

Para além de Portugal e de todo o continente europeu também na Ásia, África, Austrália, América do Norte, extremo leste da América do Sul e nos oceanos Atlântico, Índico e Pacifico será possível observar o fenómeno.

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Marcas sem marca ganham força em 2020
Automonitor
Elétricos: Galp vai inaugurar primeiro ponto de carregamento em São Miguel