Está confirmado: Quartel do Carmo vai ser transformado num hotel

A unidade tem inauguração prevista para 2021.

O Governo anunciou que a concessão do Quartel do Carmo na cidade da Horta, na ilha do Fail, foi adjudicada ao grupo Lux Mundi, que já tem hotéis em Lisboa, Porto, Fátima e Évora. Este imóvel integrava o Programa Revive, uma iniciativa conjunta dos ministérios das Finanças, Cultura e Economia, que prevê a recuperação de património histórico.

O projecto vencedor prevê a construção de um hotel de quatro estrelas, com cerca de 60 quartos e abertura prevista para 2021. O investimento total estimado para a recuperação do imóvel é de 7,5 milhões de euros. O imóvel será concessionado por um período de 50 anos.

A construção do Quartel do Carmo teve início no século XVII para servir de convento da Ordem dos Carmelitas. No século XX foi adaptado para acolher a Companhia de Infantaria da Horta, tendo sido alvo de obras de recuperação significativas face a fortes danos entretanto ocorridos devido a sismos que abalaram a ilha açoriana. Mantém, ainda assim, alguns elementos arquitectónicos da sua origem, nomeadamente, algumas arcadas e abóbadas de berço.

Leia também: Antigo convento dá origem a hotel histórico em Elvas

Recentemente, o Governo lançou a segunda edição do Revive, com mais 15 imóveis a concurso, entre os quais o Forte Velho do Outão, em Setúbal, o Edifício Pombalino na Praça do Comércio, em Lisboa, o Palacete Viscondessa de Santiago do Lobão, no Porto, e a Fortaleza da Torre Velha, em Almada.

Em 2016, a lista inicial contemplava 33 imóveis, tendo já sido lançados 17 concursos e estando oito adjudicados, representando um investimento superior a 54 milhões de euros.

Actualmente, estão abertos os concursos para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova, e do Castelo de Vila Nova de Cerveira. Os próximos imóveis a ir a concurso são o Mosteiro de Travanca, em Amarante, o Santuário do Cabo Espichel, em Sesimbra, e o Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo. 

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
«Esperamos que o consumidor comece a valorizar os conteúdos pagos»
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado