Escócia: Na terra de deuses e druídas

Viaje até à destilaria de Gleenfidich e fique a conhecer a história desta marca de whisky

De néctar dos deuses a bebida dos druídas, de tudo já apelidaram o wisky. Bebida ancestral que tem na Escócia um dos seus maiores produtores, possui na região de Dufftown um dos mais importantes redutos. Ali onde existem mais de 70 destilarias sobressai a da Gleenfiddich.

Por Sandra M. Pinto

A expectativa era grande, pois não sendo especialista em whisky a curiosidade era muita para descobrir in loco os mistérios da elaboração desta bebida tão apreciada em todo o mundo. O destino da viagem que tendo começado em Lisboa teve uma paragem em Londres, era Aberdeen, no norte da Escócia. O tempo estava como era esperado, chuva, muita, e frio, o suficiente para nos recordar que o Outono já tinha chegado em pleno. Nada que nos fizesse demover do propósito de durante dois dias desvendar os segredos de uma das mais famosas marcas de whisky do mundo, a Gleenfiddich.

Uma história, um whisky, uma viagem

A história começa em 1886, quando William Grant, sob o desejo de criar a “melhor bebida do vale”, construiu a destilaria Glenfiddich. Foi o início da história de sucesso de uma das mais reconhecidas destilarias das Terras Altas. Negócio familiar gerido pela quinta geração da família de William Grant, opera de uma maneira tradicional, oferecendo aos trabalhadores liberdade criativa para desenvolver novas expressões na gama Glenfiddich sem a pressão de accionistas externos. Em 2009 a Destilaria Glenfiddich comemorou o seu 40º aniversário desde que abriu as portas ao público. Tendo sido a primeira destilaria de Malt a fazê-lo, recebe hoje 80 mil visitantes por ano, e nós fomos um deles.

O início da descoberta dá-se com a visualização de uma curta-metragem de Ridley-Sccot onde tomamos contacto com a história da destilaria e que apresenta os visitantes ao universo Glenfiddich. Cada grupo é acompanhado por um guia que relata de forma apaixonada a história e as histórias da destilaria. Escolhemos a visita Connoisseurs opção que permite a visita à tanoaria e à exclusiva sala Warehouse 8, local onde estão armazenados os cascos mais valiosos de Glenfiddich. No final os visitantes participam numa prova de algumas das variedades de Glenfiddich, nomeadamente 12, 15, 18 e 21 anos, sendo que tendo ficado rendidos a todas nos apaixonámos pelo Glenfiddich 18 anos, um whisky requintado.

Como Ir: Desde Lisboa com a British Airwaysvia Londres até Aberdeen. A destilaria Glenfiddich localiza-se 800 metros a norte de Dufftown.

Documentos:Cartão de Cidadão

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Cristiano Ronaldo promove curso que ensina a ser influenciador
Automonitor
Os peculiares protótipos que a Daihatsu vai levar a Tóquio