easyJet recebe o primeiro A320 com tecnologia FANS-C

“A tecnologia FANS-C irá permitir às companhias aéreas otimizarem as trajetórias dos seus aviões tornando os fluxos de tráfego mais fluídos”, afirma a Airbus em comunicado.

A companhia aérea de baixo custo easyJet recebeu o primeiro avião A220 equipado com tecnologia FANS-C, que permite poupar no combustível e reduz significativamente o ruído, anunciou esta sexta-feira a Airbus.

“A tecnologia FANS-C irá permitir às companhias aéreas otimizarem as trajetórias dos seus aviões tornando os fluxos de tráfego mais fluídos. Para além disso, a velocidade dos aviões passará a ser mais fácil de gerir, o que irá ajudar as companhias a economizar combustível e a reduzir o ruído. A partilha das trajetórias previstas com controladores de tráfego aéreo irá assegurar uma aproximação mais suave do avião à pista e aproximação e na «área de manobra terminal»”, segundo um comunicado.

No âmbito do programa de pesquisa na Europa, SESAR Air Traffic Management, esta aeronaves – e outros que virão – irão participar no projeto liderado pela Airbus “Demonstration of air traffic management improvements Generated by 4D Initial Trajectory Information Sharing” (DIGITS). O objetivo é apresentar a partilha dos dados da trajetória inicial prevista de um avião com o controlo de tráfego aéreo.

Até meados de 2020, as sete companhias aéreas europeias que participam no projeto DIGITS irão progressivamente equipar até 100 dos seus aviões da família A320 com esta tecnologia. Vão ser recolhidos dados de mais de 20 milvoos, permitindo demonstrar o funcionamento desta tecnologia durante as operações do dia-a-dia.

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Nova Kinda de Oeiras tem um corredor infinito e um Design Studio
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira