Direcção de Recursos Humanos: R.I.P.! Ou não?!

É este o tema da 19.ª edição da Conferência Human Resources, que se realiza já dia 15 de Abril, no Museu do Oriente. Estarão as direcções de Recursos Humanos, como as conhecemos, à beira do fim?

O objectivo da Human Resources é apostar em temas inovadores e disruptivos, antecipar tendências. Assim, e porque já trouxemos a debate temas como a transformação digital (“The Dark Side of Digital” e “People 4.0”), novas formas de trabalho (“Organizações do futuro”, “Agilidade nas Organizações”) ou atracção e retenção de talento (“Talent War” e “Propósito”), chegou a altura de promover uma reflexão, eventualmente, incómoda: o futuro das direcções de Recursos Humanos.

Que a mudança é o novo normal já se sabe. Que todas as áreas nas empresas enfrentam novos desafios e que têm que se reinventar também. As direcções de Recursos Humanos não são excepção.

As pessoas – os talentos – assumem um papel cada vez mais determinante nas empresas. Já não basta recrutar os melhores, dar-lhes formação e proporcionar o seu desenvolvimento, assegurando boas condições. É preciso mantê-los motivados, felizes, assegurar o seu bem-estar, o equilíbrio com a vida pessoal. E comunicar. “Vender”, todos os dias, a empresa, não aos clientes, mas às suas pessoas.

Será que, neste contexto, o perfil do gestor de pessoas pode manter-se? Que novas competências se exigem? Que novas áreas devem assumir? Mas, será que devem? Conseguem fazer tudo?

Por outro lado, com estruturas menos hierarquizadas e a responsabilidade dos processos a recair cada vez mais sobre os managers, com cada vez mais ferramentas suportadas por inteligência artificial a substituir a mão humana, que papel assumem? Que novos caminhos surgem para os gestores de pessoas? Como podem ser agentes de mudança e cada vez mais relevantes para o negócio? Ou os caminhos são os de sempre?

É a reflexão que propomos para debate na 19.ª edição da Conferência Human Resources.

O programa será divulgado em breve, por isso fique atento.

A XIX Conferência conta com o patrocínio das seguintes empresas: Altice, Delta Cafés, EDP, Fidelidade, Jaba Recordati, Microsoft, Novo Banco, PLMJ, Randstad, Sonae MC e Ticket Serviços. E com o apoio de: Hospedeiras de Portugal, InPressionante e Neurónio Criativo.

Para mais informações: joana.lagarto@multipublicacoes.pt ou 210 123 432.

A Human Resources é um título do Multipublicações Media Group, que detém ainda marcas como Marketeer, Executive Digest, Human resources, Viagens & Resorts, Risco, Kids Marketeer, Forever Young e Automonitor.

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...