Diamonds Mapenzi Beach romance à beira Índico

Mapenzi é o termo suaíli para amor. Abrigado na costa nordeste de Zanzibar, o Diamonds Mapenzi Beach revela-se tão aconchegante e afrodisíaco quanto o arquipélago em redor.

O mar vai, o mar vem com as grandes marés deste litoral tropical. Recua em doses descomunais que cobrem e descobrem o areal coralífero, alvo como poucos, e os bancos de coral exuberantes antes submersos. A poderosa baixa-mar admite verdadeiras patrulhas de mulheres nativas em trajes tradicionais coloridos que vasculham o leito marinho e alguns pequenos viveiros lá instalados. Busca peixe, moluscos, búzios, de tudo um pouco o que sirva de sustento às famílias. Com nova praia-mar, volta a juntar-se à terra africana em tons deliciosos de turquesa e uma rebentação suave que se desfaz sob a copa da frente densa de coqueiros.

Abençoado litoral

Em tempos conhecido por Sandies Mapenzi Beach Club, o Diamonds Mapenzi Beach que dá para este litoral abençoado foi incorporado na rede internacional de resorts de luxo Diamonds. A alguns quilómetros extra para o norte de Zanzibar, tem como vizinho o ainda mais requintado Diamonds La Gemma Dell’Est.

O Diamonds Mapenzi Beach surge disposto entre a beira-mar e a encosta da praia de Kiwenga num espaço desafogado mas privativo preenchido pelos coqueiros e por deliciosas buganvílias que contrastam com o branco dos muros e paredes das estruturas. Formam-no uma série de edifícios de paredes brancas e de villas de beira-mar que abrigam oitenta e sete quartos com telhados de palha decorados com mobília e motivos de estilo da África Oriental.

Os hóspedes podem escolher entre três tipos de alojamento: 21 Swahili Rooms, 36 Superior Rooms com grandes varandas privadas, instalados entre os jardins em pisos inferiores e outros superiores. Como seria de esperar, o Diamonds Mapenzi Beach conta ainda com 30 Beach Villas com acesso imediato ao areal imaculado e vasto da praia, além de vistas marinhas irrepreensíveis. Todos os quartos vêm com ar condicionado, mini-bar, chá e café, cofre e casa de banho estilo ensuite.

À descoberta da gastronomia

O restaurante principal é o The Palm. Construído em madeira, segundo as técnicas arquitectónicas nativas e pintado de branco, este restaurante ergue-se acima do restante complexo do Mapenzi. É, assim, refrescado pela brisa marinha e permite aos hóspedes apreciarem o panorama a perder de vista para, norte, para leste e para sul. Por norma, os pequenos-almoços, almoços e jantares do The Palm, são servidos em estilo buffet. Frequentes noites temáticas, incluem um jantar africano semanal. O The Palm conta com várias estações que deixam os hóspedes indecisos. Serve-os a da pasta italiana confecionada ao vivo com diferentes molhos. Há o recanto africano com caril especial destas partes do continente-mãe. Um outro, assegura sopas e pães recém-cozidos, uma estação adicional grelha vegetais, peixe e carne. Um barco tem a bordo saladas frescas já compostas pelo chef ou prontas a ser misturadas pelos hóspedes. Não podia faltar uma estação de sobremesas e uma área exclusiva de gelados.

Caso o modo buffet não seja a sua preferência, o hotel tem à sua disposição três outros restaurantes situados mais próximos da beira-mar e que servem almoços e jantares. São eles a Pizzeria Nakupenda, o Ocean Reef Beach Grill e o Suli-Suli Restaurant que funciona à la carte. Para momentos ainda mais descontraídos, poderá sempre instalar-se na Sheesha Lounge, nos bares da enorme piscina e da praia, o Hibiscus e o Upepo ou, quem sabe no requintado Mvua African Rain Spa. Neste refúgio de tranquilidade e bem-estar, terá à sua escolha tratamentos baseados nas tradições africana, asiática e europeia, uma combinação de influências que remete para a própria história do arquipélago de Zanzibar.

Muito para fazer

Se estiver num modo de actividade e desporto, o Watersports e Dive Centre do Diamonds Mapenzi Beach tem à sua disposição pranchas de windsurf, canoas, paddleboards e outros. Em terra, poderá usar redes de vólei, campos de ténis e praticar uma surpreendente variedade de outros desportos indoor.

Mas o Diamonds Mapenzi Beach revela-se ainda um aconchegante ponto de partida para descoberta da deslumbrante Zanzibar. Se reservou uma estadia longa, terá tempo para sair e explorar a enigmática Cidade de Pedra (Stone Town, a capital de Zanzibar) onde se encantará com as suas ruas e vielas, portas esculpidas e adornadas com cuidado secular, com os bazares frenéticos com aroma a tudo um pouco do Leste de África. Encontrará ainda o velho forte português, no seu interior, um mercado de roupa e souvenirs. Poderá admirar o edifício que acolheu o elevador mais antigo de toda a África, o Palácio do Sultão, a Igreja Anglicana e tantas outras relíquias históricas. Stone Town é a maior cidade da ilha mas Zanzibar tem tanto mais para descobrir.

Nas imediações do Diamonds Mapenzi Beach, ficam os domínios da floresta ensopada Jozani e seus manguezais sobre passadeiras e apreciar os macacos-colobus residentes. De Jozani, deverá passar por uma das muitas plantações de especiarias que dotam o interior da ilha. Lá poderá cheirar, sentir e comprar os inúmeros aromas e texturas Made in Zanzibar.

Riqueza marinha

Se regressar a tempo ao Diamonds Mapenzi Beach, ainda poderá zarpar para uma incursão marinha ao largo da ilha ou à bordo de um dhow com ancoragem estratégica para contemplação do pôr-do-sol, ou de uma lancha equipada com tudo o que é devido para a prática do mergulho e do snorkeling.

O atol de Mnemba, os recifes exuberantes de Kiwenga e as incontáveis espécies que habitam os jardins de coral e de algas – verdadeiras florestas oceânicas – proporcionam das  experiências submarinas mais inolvidáveis destas paragens de África e do Índico. Se for aficionado, em alternativa e com tempo, um itinerário de pesca de alto-mar poderá revelar-se tão ou mais recompensador. Saiba que, seja qual for o seu programa, o regresso ao Diamonds Mapenzi Beach chegará sempre como uma recompensa.

Por Marco C. Pereira

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Nova Kinda de Oeiras tem um corredor infinito e um Design Studio
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira