Dez museus para visitar virtualmente desde o conforto da sua casa

Enquanto ficamos em casa podemos viajar de forma virtual e ficar a conhecer 10 dos mais belos museus do mundo. Venha daí connosco.

National Archaeological Museum, Atenas, Grécia

O museu abriga alguns dos artefatos mais importantes de uma variedade de locais arqueológicos ao redor da Grécia, desde a pré-história até a antiguidade tardia. É considerado um dos maiores museus do mundo.

Louvre, Paris, França

Inaugurado nos finais do século XVIII, o Museu do Louvre é o museu mais importante da França e um dos mais visitados do mundo. Formado a partir das coleções da monarquia francesa e das espoliações realizadas durante o Império Napoleônico, o Museu do Louvre abriu as suas portas em 1793 mostrando um novo modelo de museu, que passava das mãos das classes dirigentes ao desfrute do público geral. A coleção do Louvre compreende cerca de 300 mil obras anteriores a 1948, das quais são expostas aproximadamente 35 mil.

British Museum, Londres, Reino Unido

É, além de um dos museus mais antigos do mundo, uma das maiores e mais famosas coleções de antiguidades que existem. O Museu foi criado em 1753 e abriu definitivamente ao público no dia 15 de janeiro de 1759. As origens do Museu Britânico estão relacionadas com o físico e colecionador Hans Sloane, que desejava que a sua coleção de mais de 80 mil itens se mantivesse após a sua morte. Entre os objetos da coleção havia mais de 40 mil livros e antiguidades procedentes da Grécia, Roma, Egito, Oriente Médio e América.

Acropolis Museum, Atenas, Grécia

Inaugurado em 2009, é o museu mais importante e visitado de Atenas. Situado a apenas 300 metros da Acrópole, o edifício do museu é uma importante obra de arquitetura contemporânea. Construído em aço, cristal e cimento sobre uma superfície de 14.000 metros quadrados, o design do edifício procura aproveitar ao máximo a luz natural para ressaltar as 4 mil peças expostas. O último andar do museu foi construído de uma forma peculiar, pois possui as mesmas dimensões do Partenon e está desviado 23º em relação ao resto do edifício. Desse modo, o andar está orientado diretamente para a Acrópole .

Vatican Museums, Roma, Itália

Os Museus do Vaticano nasceram com as obras privadas de Julius II, que quando foi eleito Papa em 1503, transferiu sua coleção para o Pátio Ottagono. Entre as obras estão o Apollo del Belvedere, a Venus feliz, o Nilo, o rio Tevere, a Arianna Adormecida e o grupo Laocoonte e seus filhos. Novos edifícios foram então construídos ligados através de galerias àqueles existentes. Giulio II encomendou a decoração das salas de Raffaello e a rampa de helicóptero projetada por Donato Bramante como acesso aos andares superiores do jardim do Belvedere.

Dali Theatre-Museum, Figueres, Espanha

Dedicado a Salvador Dalí, localiza-se na sua cidade natal, Figueres, na Catalunha. O atual museu encontra-se instalado num antigo teatro da cidade, onde Dalí ainda criança, exibiu os seus primeiros desenhos.

Met Museum, (The Metropolitan Museum of Art) Nova Iorque, Estados Unidos da América 

Fundado em 1870, o Metropolitan Museum of Art, ou simplesmente Met, é um dos maiores e melhores museus de arte do planeta. Pelas suas infindáveis alas e corredores o visitante depara-se com o melhor da produção da civilização. Na galeria de pinturas europeias as paredes enchem-se de obras de Holbein, El Greco, Velasquez, Rembrandt, Rafael, Giotto, Gauguin, Vermeer, Bruegel (o Velho), Van Gogh, Hals e Constable, entre muitos outros.

Solomon R. Guggnheim, Nova Iorque, Estados Unidos da América 

Guggenheim Museum é um museu de arte moderna e contemporânea cujo prédio tem um formato único, cilíndrico, mais largo no topo do que na base. A melhor forma de conhecer o Guggenheim é subindo até o último andar de elevador e depois descer suas rampas a pé. Um dos principais museus de arte moderna e contemporânea do mundo, destaca-se tanto pelas suas obras, como pelo seu design inovador e com formato de figuras geométricas, o qual é considerado um dos marcos de arquitetura de Nova York.

Frida Kahlo Museum, Cidade do México, México

O Museu Frida Kahlo, também conhecido como Casa Azul devido à estrutura de paredes azul-cobalto, é um museu-casa histórico e museu de arte dedicado à vida e à obra da artista mexicana Frida Kahlo. No mesmo casarão onde a artista nasceu e morreu, localizado no tranquilo bairro de Coyoacán, a Casa Azul exibe livros, objetos de uso pessoal de Frida, fotografias e pinturas. Há também uma grande coleção de artefatos pré-hispânicos, prova de admiração de Frida e Diego pela cultura dos seus antepassados.

Hermitage, St. Petersburg, Rússia

Localizado às margens do rio Neva, em São Petersburgo, na Rússia, é um dos maiores museus de arte do mundo e sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, européia, oriental e do norte da África. Distribuído por 10 edifícios, desses sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e históricos de grande importância. Organizado ao longo de dois séculos e meio, o Hermitage possui hoje um acervo de mais de 3 milhões de peças.

 

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...