Destilaria Bombay Sapphire Um mundo de descobertas

A produtora de gin Bombay Sapphire encontrou na antiga fábrica de papel (1718) e de notas (1923), na aldeia de Laverstoke, perto de Londres, o cenário idílico para construir a sua destilaria.

Uma visita à cidade de Londres acarreta cada vez mais motivos de interesse, e não falamos apenas na oferta da própia cidade, mas do muito que se pode fazer em seu redor. Se gosta de gin e tem curiosidade em saber como esta bebida chega ao seu copo, temos a sugestão certa para si, uma visita à Destilaria Bombay Sapphire, situada a uma hora e meia da capital. Ali pode descobrir a arte e o património por detrás de uma destilaria de última geração, erguida nas margens do limpido rio Test. Ao percorrer os bastidores da destilaria, os visitantes descobrem de que forma os 10 exóticos elementos botânicos oriundos um pouco de todo o mundo se fundem com o objectivo de criar esta bebida tão apreciada.

O complexo

O projecto da Bombay Sapphire em Hampshire foi desenvolvido em 2014 pelo Heatherwick Studio. No total são cerca de 40 os edifícios industriais que formam o complexo adquirido pela marca de gin integrando neles não só a destilaria, mas também um centro de visitas. De entre todas as construções, duas chamam a atenção: as imponentes estufas de vidro. Enquanto imagem mais marcante do complexo, as estufas apresentam-se como se de duas enormes esculturas transparentes se tratassem, sem nunca chocar com os restantes edificios mais tradicionais onde o tijolo pontua como fio condutor.  Aliás, há como que uma ligação entre elas e a destilaria a qual possibilita o aproveitamento do calor originado pelo processo de destilação, enviando-o depois para as estufas. De referir que em ambas as estufas, uma com ambiente húmido tropical e a outra com o tempo mediterrâneo seco e temperado, são cultivadas as 10 plantas exóticas utilizadas no processo de destilação da Bombay Sapphire.

O gin

Usado no tratamento de diversas doenças dos rins e do estômago, o gin surgiu na Holanda durante o século XVI pela mão do médico Franciscus Sylvius. Cerca do ano de 1648 passa as fronteiras e chega a Inglaterra, país onde, devido ao enorme consumo e à fraca qualidade do produto, origina graves problemas de saúde pública. Controlado o problema com impostos na produção e restrições na venda, o gin começou a adquirir o estatuto que hoje todos lhe reconhecem. O ano de 1987 assinala o nascimento do Bombay Sapphire, por muitos considerado como um dos melhores do mundo. Sabe-se que a receita, secreta, nasceu em 1761, obra da mestria do destilador inglês Thomas Dakin, e que nela são combinados 10 elementos botânicos provenientes de outros tantos destinos diferentes. A saber: amêndoa, casca de limão, alcaçuz, sementes de zimbro, raiz de lírio, angélica, coentros, cássia, cúbeba e grãos do paraíso, de origens tão diversas como Itália, Espanha, China, Marrocos, Alemanha, África Orienta, Indochina, China e Indonésia. Se o marketing ditou, num golpe de mestre, que a garrafa fosse azul e assim fosse mais facilmente reconhecível pelos consumidores, o paladar destes mesmos consumidores ganhou-lhe afeição, sobretudo pelo seu sabor, original e distinto. A marca apresenta hoje quatro gin diferentes: o Bombay London Dry Gin, o Bombay Sapphire, o Bombay Sapphire East e o Star of Bombay criado em 2015 por Sam Carter, o embaixador do Bombay Sapphire.

As experiências

The Hosted Experience

Disponível na segunda-feira a domingo, quem visitar a destilaria neste modelo terá a companhia de um anfitrião que fará a tour pelo complexo respondendo às questões dos visitantes. No Mill Bar terá a oportunidade de desgustar uma bebida, gin, pois claro.

The Self-Discovery Experience

Bastante diferenciadora e muito interessante, esta opção assenta numa experiência de autodescoberta com a ajuda de um mapa interativo, complementada com uma visita de 15 minutos por toda a destilaria. No final será servido um gin no Mill Bar.

Bombay Sapphire Distillery
Laverstoke Mill, London Road
Laverstoke, Whitchurch
Hampshire RG28 7NR

Por Sandra M. Pinto em Laverstoke

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Já é Natal lá fora… Conheça as primeiras campanhas
Automonitor
Belos e furiosos: 25 modelos para entender os anos 80 e 90