À mesa com a realeza é a proposta. Aceita o convite?

A Associação das Residências Reais Europeias (ARRE) assinala o Ano Europeu do Património Cultural com o projecto “Um lugar à Mesa Real”, um programa de exposições e eventos dedicado ao património gastronómico e às Artes da mesa nas Cortes europeias.

No âmbito deste projecto europeu, a Parques de Sintra promove um conjunto de iniciativas pontuais, nos Palácios Nacionais da Pena, de Sintra e Queluz e no Chalet da Condessa d’Edla, que visam estabelecer um diálogo entre os espaços e as colecções dos palácios com as práticas e tradições da mesa real.

A iniciativa arrancou no dia 15 de Março, e por toda a Europa, até Outubro, serão organizadas iniciativas para celebrar o património, como exposições, percursos temáticos, ateliers pedagógicos, eventos para o grande público, workshops, seminários, reconstituições históricas e espectáculos serão uma oportunidade para reflectir sobre a história da Europa e a sua identidade do ponto de vista do legado gastronómico e dos objectos, tradições e vivências ligadas às mesas reais.

Palácio Nacional da Pena

No Palácio Nacional da Pena, até 8 de Outubro, estará patente na Sala de Jantar o projecto expositivo “Design, uma inovação à Mesa Real”, que procura transmitir a atmosfera do local, recriando a mesa posta tal como estaria no séc. XIX.

A mostra evidencia a emergência do design na segunda metade do século XIX, altura em que surge um novo tipo de mobiliário de sala de jantar.

Chalet da Condessa d’Edla 

Neste chalet romântico, encontra-se o projecto expositivo “Um Lugar Longe da Mesa Real – O Cesto de Piquenique da Condessa D’ Edla”, que pode ser visto até 8 de Outubro, realça um objecto em particular: o cesto de piquenique da segunda mulher de D. Fernando II e as peças que o compõem.

A cultura do Romantismo convidava à fruição da natureza, aos passeios no campo e na cidade, e às refeições ao ar livre. Neste contexto surgem objectos de transporte adequados aos piqueniques, como era o caso do cesto para seis pessoas, onde cabia um conjunto completo de refeição.

Palácio Nacional de Queluz

Aqui poderá ver três projectos e um colóquio. “Beber chocolate, um hábito real” é o tema presente na Sala das Merendas dos Aposentos Privados, até 8 de Outubro. Na mesa montada estarão dispostos objectos da colecção relacionados com o chocolate, cuja história e hábitos serão ilustrados com o apoio de suportes interpretativos.

Na Sala de Jantar, de 7 de Maio a 8 de Outubro, destaque para “O Ecletismo da mesa real”, projecto expositivo que ilustra a variedade das proveniências e materiais dos objectos que coexistiam na mesa real na época de habitação da Rainha D. Carlota Joaquina em Queluz: porcelana chinesa de encomenda europeia, serviços ingleses e franceses, prata mexicana, vidros portugueses e espanhóis.

No Jardim Botânico, até 8 de Outubro, o “Ananás, a fruta real” é o protagonista desta exposição didáctica sobre a importância e o exotismo do ananás nas colecções reais botânicas no século XVIII. A mostra aborda em particular o caso de Queluz e o seu jardim botânico, recentemente reabilitado, onde a família real costumava cultivar este fruto.

Em Novembro, decorrerá no auditório do Palácio Nacional de Queluz o colóquio “Um lugar à Mesa Real”, que englobará um conjunto de conferências por especialistas convidados que abordarão este tema nas suas várias vertentes, desde os hábitos alimentares da Família Real, até à migração e popularização de determinados alimentos, passando pelos objectos e protocolo da mesa.

Palácio Nacional de Sintra

Já no Palácio Nacional de Sintra, de 5 de Julho a 7 de Outubro, na Sala das Pegas, estará patente a exposição “A Royal Lunch. A visita a Sintra da rainha Alexandra do Reino Unido. 24 de Março de 1905”. Este projecto, em colaboração com o Palácio Nacional da Ajuda, evocará o almoço oferecido no Paço de Sintra em honra da rainha Alexandra, consorte de Eduardo VII, a convite da rainha D. Maria Pia.

Eventos comuns: concurso no Instagram

O projecto contempla também um conjunto de eventos comuns. A 23 de Junho, os visitantes das residências reais europeias reunir-se-ão simbolicamente, nos jardins dos Palácios, num evento em simultâneo, ao ar livre. No mesmo dia, será lançado o #EuropeanRoyalPalaces, um concurso de fotografia no Instagram que visa envolver o público mais jovem.

A 19 de Julho, decorrerá a terceira edição do #PalaceDay que convida o público a partilhar as suas imagens nas redes sociais.

O programa completo dos eventos pode ser consultado em: www.europeanroyalresidences.eu.

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
«Esperamos que o consumidor comece a valorizar os conteúdos pagos»
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado