Aproveite as celebrações de Páscoa mais tradicionais de Portugal

Uma das datas mais celebradas no mundo é a Páscoa e, quer a festeje com ou sem convicções religiosas, o importante é reunir a família e viver o melhor momento possível. Se gosta de tradição e das melhores festividades que o país tem para oferecer, a momondo apresenta-lhe uma lista que, certamente, irá satisfazer os seus desejos pascais.

Minho
No Minho, uma das maiores tradições é o Compasso: um grupo liderado pelo pároco carrega um crucifixo e percorre as casas para as benzer, sendo recebido com um folar ou um cabrito.
Em algumas freguesias de municípios como Ponte de Lima e Viana do Castelo, existe ainda a tradição do Jantar do Mordomo da Cruz – toda a freguesia se junta e elege um mordomo, cuja tarefa é transportar a cruz e oferecer o almoço a todos.

Braga
A tradição em Braga já dura há vários séculos e, se está a planear visitar esta cidade, esta é a altura ideal. Embora conte com inúmeras celebrações religiosas ao longo da Semana Santa, o ponto alto da semana é a Vigília Pascal e a Procissão da Ressurreição na noite de sábado para domingo, com início na Sé Catedral.
Não perca a oportunidade de passear pela Rua do Souto, decorada com lençóis roxos e adornos alusivos à Paixão de Cristo, onde poderá assistir a diversas procissões. Uma visita à Sé Catedral, ao Tesouro-Museu da Sé e às Capelas Catedral e Coro Alto é também indispensável para tirar todo o partido do que Braga, e esta época, têm para lhe oferecer.

Óbidos
A Semana Santa de Óbidos evoca a Paixão e a morte de Cristo, impulsionando multidões que se juntam pela religião e pela cultura. A Quaresma inicia-se com a Procissão da Ordem Terceira, que conta com inúmeros andores decorados com as mais belas flores. O seu ponto alto é na sexta-feira Santa, com a Procissão do Enterro do Senhor, cuja iluminação apenas se assegura por archotes colocados estrategicamente ao longo do percurso. No domingo de Páscoa, a Procissão Eucarística, que junta representantes de diversas paróquias, dá como terminadas as cerimónias.

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players
Automonitor
Marcas deverão despedir 80 mil pessoas nos próximos anos