Antigo convento dá origem a hotel histórico em Elvas

A concessão do imóvel, exemplo da arquitectura setecentista, foi atribuída ao grupo hoteleiro Vila Galé por um período de 50 anos. Desde 2004 que estava desocupado e em avançado estado de degradação.

O grupo Vila Galé, que detém 25 hotéis em Portugal e nove no Brasil, acaba acaba de abrir as portas do Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa, que resulta da reabilitação do antigo convento de São Paulo, em Elvas.

Localizado em pleno centro histórico da cidade alentejana, entre muralhas junto ao baluarte poente, este hotel de quatro estrelas é o primeiro a abrir em Portugal no âmbito do programa Revive, uma iniciativa conjunta dos ministérios das Finanças, Cultura e Economia, que visa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos e o desenvolvimento de várias zonas do país. Gerou 43 postos de trabalho directos na região.

Leia também: Vila Galé inaugura novo hotel a Norte. E tem mais novidades

O segundo maior grupo hoteleiro do país, liderado por Jorge Rebelo de Almeida, investiu um total de nove milhões de euros. Com 79 quartos, esta unidade dispõe de dois restaurantes, bar, piscina exterior, spa Satsanga com salas de massagens, jacuzzi, banho turco, sauna e piscina interior e, ainda, duas salas de reuniões, um salão de eventos e claustro. A decoração dos quartos e zonas comuns conta com imagens e objectos inspirados nas fortificações militares portugueses espalhadas pelo mundo. 

Leia também: Aos domingos há ‘brunch’ nos Vila Galé

Paralelamente, foram feitas parcerias com entidades locais para expor algum do seu espólio com o objectivo de promover a região. Exemplo disso mesmo é o Museu de Arte Contemporânea – Colecção António Cachola, que cedeu esculturas e quadros, incluindo obras dos artistas portugueses Vhils, Pedro Calapez, Pedro Proença e Sofia Areal. Está também exposto um telégrafo do Museu Militar, bem como estátuas e crucifixos do Museu dos Cristos de Sousel.

“Há já alguns anos que nos dedicamos a reabilitar imóveis históricos que estavam degradados, dando-lhes uma nova utilização e uma nova vida. Com isso, queremos contribuir para manter a nossa história e valorizar o nosso património, porque o futuro do turismo e do país dependem disso, do que nos diferencia”, explica Jorge Rebelo de Almeida, sublinhando que o grupo aderiu ao programa Revive precisamente “devido à sua vertente de reabilitação de património”.

“Com este novo hotel, pretendemos também ajudar a revitalizar Elvas, uma cidade que tem enorme potencial devido à sua história. Por outro lado, este é mais um passo na nossa ambição de puxar pelo interior do país, criando novos pólos de atracção e destinos turísticos”, acrescenta.

Leia também: Vila Galé Clube de Campo entre as vinhas

O convento de São Paulo começou a ser construído em 1679 e ficou concluído em 1721. Com a extinção das ordens religiosas em Portugal, foi, ao longo dos anos, tribunal militar, quartel e casa de reclusão.

Ainda no âmbito do programa Revive, o grupo está também a desenvolver o Vila Galé Collection Alter Real, na Coudelaria de Alter do Chão, cuja abertura está prevista para o próximo ano.

Percorra a fotogaleria abaixo e conheça melhor o novo hotel:

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus
Automonitor
Primeiro Porsche 911: Uma obra-prima alemã