Anantara Vilamoura Algarve Resort a simplicidade do luxo

Portugal. Algarve. Vilamoura. Os três passos que a Minor Hotels deu para conceber e dar vida ao primeiro resort Anantara na Europa. O Anantara Vilamoura Algarve Resort.

O Anantara Vilamoura Algarve Resort nasceu para ser um caso de sucesso. Após a aquisição das unidades da cadeia hoteleira Tivoli pela Minor Hotels, ficou bem claro o caminho que os novos proprietários queriam dar à unidade vizinha do campo de golfe Oceânico Victoria. Dona de uma localização soberba e dotada de facilidades fora de série, foi a unidade seleccionada pelo grupo tailandês para acolher o primeiro resort Anantara na Europa. E em boa hora essa decisão foi tomada. Hoje, entrar no Anatara Vilamoura é aceder a algo único, um espaço onde a simplicidade do luxo toma conta dos nossos dias.

A hospitalidade enquanto marca

«Olá, sejam bem-vindos ao Anantara Vilamoura», são as palavras mágicas que abrem as portas para uns dias de sonho e encantamento. Começamos a sentir a diferença logo ali, pois o check-in é personalizado e feito num lounge privado. Comodamente sentados, e enquanto preenchemos as normais formalidades, é-nos oferecida fruta, figos secos e água de alfarroba, o primeiro contacto com a filosofia da brand que consiste em trazer para dentro dos resorts o que de mais autêntico se encontra na região. Depois de tocado o triângulo que, no lobby, vai anunciando a chegada dos novos hóspedes, somos conduzidos aos nossos aposentos e damos conta de que, tantas e tantas vezes, o verdadeiro luxo reside na simplicidade. A decoração, elegante e simples, é pontuada por elementos em cortiça concebidos pelos artesãos do Projecto TASA, combinando na perfeição com as restantes opções decorativas e as cores suaves que inundam o espaço de luz e energia. O debruado a azul da roupa de cama remonta para memórias de uma infância passada a sul, enquanto as ameneties Elemis nos relembram que estamos num 5 estrelas de luxo. A comodidade do espaço interior é complementada pela varanda, a partir da qual o olhar se estende até ao verde do campo de golfe fronteiriço e ao azul da apelativa piscina do resort. No total, o resort possui 280 quartos requintados e confortáveis. Uma especial referência às 17 suítes Anantara onde os hóspedes vão encontrar serviços adicionais, como um menu de almofadas e o serviço de mordomo.

Anantara Spa a ligação perfeita

Localizado no piso superior do resort, o Anantara Spa apresenta-se como o espaço que faz a ligação perfeita entre o local geográfico onde nos encontramos e as influências trazidas da Tailândia. O ritual de lavagem dos pés, tão tradicional naquele país asiático, é ali realizado com produtos naturais, como o leite, que hidrata, e o café, que esfolia. O resultado não podia ser melhor nem mais suave! Renata, a terapeuta encarregue de nos proporcionar momentos de fuga com uma massagem de relaxamento, explica que «a filosofia do Anantara é trazida para o spa desde logo pela opção de terapeutas portuguesas, continuando com a fruta oferecida no final do tratamento, as tão algarvias laranjas, os figos e as amêndoas». Entretanto, decorrem 90 minutos de pura paz, numa massagem que nos relaxou corpo e mente. Tendo sido esta a nossa escolha, são variadas as outras opções colocadas à disposição dos visitantes, como os centenários rituais ayurvédicos e as mais tradicionais massagens tailandesas. Se assim o desejar, o visitante pode complementar este programa de bem-estar com sessões de ioga ou tai-chi.

Gastronomia de referência

Em Portugal come-se bem. Esta é uma afirmação impossível de negar, pois a gastronomia nacional apresenta-se dona de uma riqueza e variedade ímpares, especialmente se levarmos em conta o nosso espaço geográfico. Ciente disso mesmo, a Minor trouxe toda a riqueza da gastronomia algarvia para dentro do resort através dos seus diferentes espaços de restauração. Comecemos pelo Victoria. Localizado no piso térreo e aberto para o jardim por uma apelativa esplanada, é o palco diário de um pequeno-almoço que se apresenta dos mais completos que já tivemos ocasião de degustar. Além dos habituais elementos de um pequeno-almoço continental, vamos encontrar elementos da região, como os sumos naturais servidos à chegada em jeito de boas-vindas energizantes, a variedade de pão e de doces tradicionais, e os ovos estrelados com linguiça algarvia. Quando a noite se faz anunciar, este mesmo espaço transforma-se para receber o jantar em sistema de buffet. Sete são os dias da semana, tal como sete são os diferentes temas dos buffets do Victoria. Tivemos ocasião de experimentar os buffets asiático/fusão e barbecue onde não faltaram as tão portuguesas sardinhas, além de toda uma série de saladas, acompanhamentos e outras sugestões de pratos quentes, carne e peixe.

Aberto no primeiro dia de Maio, o restaurante Ria apresenta-se com o objectivo primordial de proporcionar almoços descontraídos e tranquilos à beira da piscina da unidade hoteleira. Do menu, vasto e diversificado, sobressaem os pratos de peixe, como o excelente arroz de tamboril, e as deliciosas entradas, como o pica-pau de camarão, a salada de polvo e o escabeche de peixe. Decorado em tons de azul, o espaço apresenta-se como uma homenagem à Ria Formosa e a toda a riqueza que nela habita. Possuidor de um ambiente descomprometido, a ideia dos responsáveis do Ria é cativar os hóspedes que estão à beira da piscina para que escolham o seu almoço. Para tal, foi-nos explicado que «todas as manhãs passamos com o cesto de vime contendo o peixe e o marisco mais fresco para que o cliente possa escolher a sua refeição, fazendo com que à hora escolhida a tenha pronta e à sua espera no restaurante». Isto é luxo. Isto é a essência Anantara.

Um dos alicerces do Anantara é oferecer um serviço variado e diversificado, indo ao encontro dos desejos e dos distintos estados de espírito dos hóspedes. Desta forma, e não esqueçamos que o hotel é regularmente escolhido por golfistas que durante o dia desejam tomar refeições leves e rápidas, foi criado o Anantara Bar & Lounge. Estrategicamente localizado perto do lobby do hotel, tem o particular encanto de estar rodeado por enorme janelas que se abrem para o campo de golfe vizinho, fazendo deste um dos espaços mais cativantes e recorridos do hotel, seja para um leve almoço tardio, para um snack a meio da tarde ou para uma degustação de petiscos algarvios acompanhados de um copo de vinho ou de cerveja artesanal e música tocada ao vivo por guitarristas e fadistas oriundos da região. Uma referência ao Palms Pool Bar, que, à beira da piscina, se revela crucial para atenuar os efeitos do calor com os seus cocktails e sumos naturais.

EMO a combinação entre gastronomia e vinho

«Somos um restaurante vínico», revela-nos António Lopes, o wine guru do Anantara Vilamoura, em resposta ao nosso elogio de que em raras ocasiões tivemos o privilégio de ter uma refeição onde vinho e gastronomia “casassem” de uma forma tão perfeita. Mas tudo tem a sua explicação e este resultado também, basta perceber que António Lopes é portador de diversos prémios, tendo inclusive sido considerado o Melhor Sommelier de Portugal em 2014, e Bruno Viegas é chef executivo do EMO e dono de uma vasta experiência no universo da alta gastronomia, tendo vindo a aperfeiçoar a sua cozinha para aquela que tivemos a ocasião de degustar. A base está lá toda, vinda directamente da melhor gastronomia tradicional portuguesa, melhorada e trabalhada pelo chef e a sua equipa com extrema dedicação. «Tentamos sempre fazer o melhor com o intuito de proporcionar uma experiência única e que corresponda ao standard e filosofia Anantara, oferecendo aos clientes uma gastronomia de elevadíssima qualidade com recurso a produtos da região trabalhados de forma harmoniosa», revela o chef Bruno Viegas. Sugestões variadas que no menu de degustação vão desfilando como se de top models se tratassem, captando toda a nossa atenção. Texturas, aromas e combinações certas que ganham ainda mais vida e fulgor com as sugestões vínicas do sommelier. Este é claramente um “casamento” de sucesso que merece continuação. anantara.com

As experiências Anantara

A visita ao Anantara não se esgota nos serviços do hotel, vai além deles até às experiências pensadas e criadas para oferecer mais momentos únicos aos hóspedes. Nelas incluem-se os passeios de tuk tuk pela região, que levam os hóspedes a descobrir a zona entre Quarteira e Vilamoura, as aulas de cozinha Spice Spoons, que juntam uma visita ao mercado de Loulé a uma sessão de culinária com o chef, e as provas de vinho com António Lopes, o wine guru do hotel onde o profissional nos transmite algum do seu vasto conhecimento sobre vinhos nacionais e estrangeiros. Imperdível!

Anantara Vilamoura Algarve Resort

Av. dos Descobrimentos, n.º 0

8125-309 Vilamoura

Portugal

Tel. 289 317 000

Fax 289 317 345

vilamoura@anantara.com

 

Por Sandra M. Pinto

 

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Cristiano Ronaldo promove curso que ensina a ser influenciador
Automonitor
Túnel do Marquês cortado no sentido Cascais-Lisboa devido a acidente