Anantara Bazaruto Island Resort Beleza e exotismo

Na companhia das grandes dunas douradas da sua ilha-mãe, o Anantara Bazaruto Island Resort faz jus ao cenário e prenda os seus hóspedes com momentos de sonho num dos retiros realmente memoráveis do oceano Índico.

As poderosas lanchas sofisticadas afastam-se a grande velocidade do litoral de Vilanculos, a povoação piscatória cada vez mais turística e balnear, que nos serve de derradeira escala. O skipper daquela em que seguimos mantem os olhos fixos no horizonte marinho. Não tarda a detectar os frequentes avistamentos de golfinhos que percorrem o estreito entregues às suas fascinantes acrobacias aquáticas.

As milhas náuticas passam e avistamos o arquipélago. O leito do estreito torna-se menos profundo e o mar ainda mais cristalino com tons esmeralda a que o sol directo ou filtrado pelas nuvens empresta variantes caprichosas.

Deixamos as ilhas de Magaruque e de Benguerra para trás. Entramos no domínio da grande Bazaruto. As dunas ascendem quase à centena de metros. O sol doura ainda um cenário com perfil desértico mas que, a espaços, deixa vislumbrar colónias densas de coqueiros. Quarenta e cinco minutos depois, o Anantara Bazaruto Island Resort está iminente. Ocupa toda uma baía desde um promontório de Bazaruto, até aos areais suaves que antecedem a aldeia da Asneira. E é sobre esta areia coralífera que dançarinos da ilha em trajes tradicionais acolhem os hóspedes recém-chegados. Depois, a equipa do resort refresca-os com sumos naturais ou cocktails revigorantes e familiariza-os com o portal insular e balnear divinal que os aguarda.

Os aposentos

O Anantara Bazaruto Island Resort conta com uma colecção de 44 villas Beach, Sea View e Pool. Todas foram desenhadas para se integrarem de forma harmoniosa na beira-mar e na floresta tropical e litoral envolvente. Como os nomes indiciam, estão disponíveis em diferentes modalidades consoante a sua localização e determinados extras.

Cada villa integra camas twin ou king, casa de banho en-suite, ar condicionado, redes mosquiteiras funcionais, bar pessoal, TV satélite, varandas de distintos tipos e redes de repouso no exterior. O espaço ocupado pelo resort no litoral de Bazaruto é considerável e a principal razão porque são usados carrinhos de golfe para mover os hóspedes e a sua bagagem entre os quartos e as várias áreas comuns. A piscina, que está convenientemente situada junto ao Clube Naval e à praia, está reservada a adultos. As crianças podem frequentar uma outra, em família.

Mas o Anantara Bazaruto Island Resort também se revela uma excelente base de exploração privilegiada de um fascinante mundo marinho. O mergulho ao largo do arquipélago é único. Onde quer que mergulhe ou faça snorkeling, abundam os recifes de coral repletos de cor e de vida e, de um momento para o outro, poderá cruzar-se com tartarugas, dugongos ou grupos de golfinhos saltitantes. Em boa parte do ano, poderá ainda avistar várias espécies de baleias. A própria pesca de alto-mar ao largo de Bazaruto,deixa qualquer pescador extasiado.

Mas se a sua preferência forem os desportos aquáticos ou outro tipo de entretenimento marítimo, poderá optar sem qualquer problema por esqui aquático, wakeboard ou por um delicioso cruzeiro ao pôr-do-sol a bordo de um barco tradicional apelidado de dhow.

As aventuras não se ficam pelo mar

Suba a bordo de um dos jipes do Anantara Bazaruto Island Resort e das dunas hiperbólicas da ilha. Ali, admire o cenário algo extraterrestre em redor, mas atreva-se também a descer alguns dos declives mais acentuados em modo de dune boarding.

Poderá não parecer à chegada a partir do litoral, mas o próprio interior de Bazaruto é um mundo indígena e um Parque Natural a pedir para ser descoberto, seja de jipe ou num passeio a cavalo. Dotam a ilha lagos com crocodilos, mergulhões, garças e outras incontáveis espécies de aves. Habitam-na tribos organizadas em redor de pequenas aldeias tribais formadas por palhotas ou suas evoluções. Durante boa parte da época colonial, não houve escola em Bazaruto, ou se houve, provou-se pouco funcional. Compreende-se, assim, que muitos dos seus moradores não falem sequer português.

Em modo relaxamento

Todas estas actividades entusiasmantes deixarão, nos corpos dos hóspedes os cansaços mais saudáveis e agradáveis que alguma vez sentiram. No regresso ao Anantara Bazaruto Island Resort, o Anantara SPA Bazaruto é o lugar perfeito para descontrair os músculos, restabelecer energias e rejuvenescer a sua pele. Destacado sobre um promontório acima do restante resort e com a sua melhor vista, o Anantara SPA Bazaruto forma um verdadeiro santuário de bem-estar. Agrupa cinco salas de tratamento, uma piscina de gelo, câmara húmida e de rhassoul, piscina de hidroterapia, health bar e áreas de relaxamento.

Escolha entre uma série de sessões e tratamentos levados a cabo por terapeutas altamente qualificados e treinados. Desde os mais clássicos, há muito reverenciados no ocidente, a velhos rituais africanos, outros asiáticos ou de distintas partes do mundo. Destes, o Anantara SPA Bazaruto destaca as massagens moçambicana de compressão com areia, Anantara, de Argila Rhassoul e tradicional tailandesa.

Refeições de sonho

Findo o seu tratamento e com o cair da noite, o Anantara Bazaruto Island Resort recompensa-o com um jantar de sonho. Limite-se a decidir qual a atmosfera e a gastronomia que se adequa à sua disposição e ao momento. O restaurante Golfinho está instalado num alpendre com vista para um jardim tropical litorâneo. Serve pequenos-almoços e jantares com base em culinária mediterrânica. O Tartaruga ocupa um deck ventilado sobre o mar. É a opção ideal para almoços e jantares de culinária internacional. O Clube Naval surge à beira da praia e da piscina, numa das secções com mais vida do resort e delicia os hóspedes com pratos internacionais tão diversificados como divinais. E, se apetecer aos hóspedes exclusividade em comunhão com a natureza, sob reserva, o Anantara Bazaruto Island Resort poderá ainda presenteá-los com jantares by Design inesquecíveis nalguns dos lugares de beleza surreal da ilha, elaborados e servidos por um chef e um mordomo privados. No dia seguinte, ainda terá muito Anantara Bazaruto Island Resort e arquipélago de Bazaruto para descobrir e sentir.

Por Marco C. Pereira

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
O Natal da Meo rima com Apple TV
Automonitor
Novo VW ID. Space Vizzion tem 560 km de autonomia