Al Faisaliah Hotel mágico exotismo

Sofisticado até ao mínimo detalhe, o Al Faisaliah Hotel surge como um dos mais requisitados espaços hoteleiros do Médio Oriente. No seu interior impera o luxo e o requinte, numa conjugação que não deixa ninguém indiferente.

Vamos encontrar o Al Faisaliah numa cidade que, com graciosidade, mistura tradição e sofisticação. Ex-líbris de uma certa elegância arábica, a unidade hoteleira proporciona a máxima qualidade num serviço 5 estrelas, as mesmas com que marca a diferença relativamente a outras unidades hoteleiras vizinhas. Situado no distrito de Olaya Riyadh, o hotel acolhe seis restaurantes, todos eles premiados, tendo ainda como imagem de marca o facto de possuir o maior salão sem colunas de toda a Arábia Saudita. Pertença da cadeia Rosewood, o hotel redefine o conceito de suprema elegância, pois ao proporcionar o serviço de 24 horas de mordomo a todos os hóspedes elevou a fasquia da arte de bem receber a níveis até então nunca vistos no Médio Oriente.

Entremos no luxo

Aceder ao Al Faisaliah Hotel é ter acesso a uma unidade hoteleira com 330 aposentos, entre quartos e suites, instalados em duas alas distintas, funcionando cada uma delas como um hotel dentro de hotel, com o seu próprio carácter e estilo distinto. A ala sul, apelidada de Al Faisaliah Hotel-South, combina uma elegância contemporânea com um conjunto de detalhes característicos da arquitectura local, dos quais se destacam os tradicionais arabescos. Não admira por isso que tenha sido nomeado uma das escolhas da Condé Nast Traveler para sua Golden List 2012. Na ala norte vamos encontrar o Al Faisaliah Hotel-North que, muito premiado, é já considerado um dos principais hotéis desta região do globo. Nele podemos encontrar uma harmonia perfeita entre um design mais clássico com um requinte luxuoso, cujo expoente máximo reside nos seus imensos quartos. De entre eles sobressaem as Premier Deluxe Suites, aposentos com cama king-size, as Suites Deluxe Canto, ideais para receber os viajantes de negócios, pois estão devidamente equipadas com todas as ferramentas necessárias, apresentam um conforto contemporâneo, estando decoradas com requintadas peças de design e proporcionando panorâmicas fora de série, e as sumptuosas Suites Deluxe Premier.

Recentemente inaugurado, o spa só para senhoras do Al Faisaliah Hotel-South veio dar a achega que faltava aos serviços já se si luxuosos desta unidade hoteleira. Com quatro pisos, este oásis funde-se graciosamente com a unidade hoteleira que o acolhe. No seu interior existem 13 salas de tratamento, um centro de fitness, uma piscina coberta, várias salas de relaxamento e outras de meditação. Cada um dos tratamentos e terapias disponibilizados reflecte as tradições e as técnicas de bem-estar desta região do globo, melhoradas com a introdução de outras técnicas mais modernas, verdadeiro upgrade aos tratamentos, desde os faciais aos rituais espirituais.

Sentemo-nos à mesa

Degustar uma refeição no resort é uma aventura, na melhor acepção desta palavra, que começa na escolha do restaurante e termina no arriscar em experimentar todo um conjunto de novos sabores. Com a estadia, surge a oportunidade de saborear à mesa uma autêntica viagem à volta do mundo.

A partida pode ser marcada no Cristal, algures entre o Norte de Espanha e o Sul de França. Ao reunir um menu que vai desde a influência da cozinha contemporânea francesa até aos quentes pratos latinos, este é o local perfeito para quem deseja ter um jantar diferente ou receber convidados num evento especial, privado. Propondo a melhor experiência do serviço de luxo característico do mundo árabe, o Cristal tem vista para uma das atracções do resort – as cascatas situadas na Al Faisaliah Plaza, que dão um toque soberbo ao jantar.

Mas está longe de ser a única opção para o jantar neste paraíso árabe e a sua escolha enfrenta a forte concorrência do La Brasserie. Os buffets de inspiração internacional estendem-se durante todo o dia e criam um ambiente informal. É esta a chave de ouro do espaço situado na ala norte do Al Faisaliah – o requinte confortável, sem esforço. O toque dos melhores chefes internacionais sente-se em todas as refeições. Aqui, o pequeno-almoço e o brunch são capazes de satisfazer até o mais exigente pedido dos hóspedes, já que a oferta inclui o melhor da Europa, da América, da Ásia e do Médio Oriente. A meio do dia começam as sessões de live cooking, que se destacam entre as inúmeras variedades de saladas e as sobremesas a perder de vista.

Ainda a norte, a passagem pelo Cafe Royal é inevitável – e aconselha-se muito frequente durante a estada. A relembrar a realidade europeia, os chás e cafés juntam-se a acompanhamentos deliciosos. Com a assinatura da Patissier, são irresistíveis os chocolates caseiros, os doces light e as refeições leves. Ao final da tarde, os pedidos viram-se para os cocktails.

Apesar do nome de tendência italiana, no Il Terrazzo as pastas dão lugar às carnes brasileiras. Entre as 20h e a meia-noite, os hóspedes podem dirigir-se à ala norte do resort e saborear o melhor churrasco brasileiro que, para merecer tal título, recupera os 300 anos da tradição gastronómica sul-americana.

É no La Cucina que se encontram os melhores pratos italianos, confeccionados pelas mãos do chef Claudio. A tradição do país é condensada na qualidade dos pratos, enquanto na inspirada decoração predominam as linhas sofisticadas e o design sóbrio mais próximos do luxo árabe do que da exuberante decoração da bela Itália. Instalado na ala sul, este espaço está aberto para pequeno-almoço, almoço e jantar.

O The Globe faz jus ao nome, apresentando uma carta internacional ao mais alto nível. De tom elegante, aconselha-se uma preparação especial para este jantar. É que a acompanhar os pratos deliciosamente universais do restaurante está uma vista panorâmica para a cidade de Riyadh, dado que o The Globe ocupa uma abóbada com a altura de três andares na Al Faisaliah Tower. Na subida até ao restaurante, vale a pena uma paragem para visitar The Experience, uma galeria a partir da qual se pode observar uma magnífica panorâmica sobre a cidade.

Percamo-nos à descoberta

Nação do ouro negro, a Arábia Saudita tem uma riqueza profunda que se funde com as paisagens extraordinárias para oferecer uma experiência única e inesquecível. É, na realidade, um destino incontornável. Para lá das portas do hotel, a cidade de Riade oferece maravilhas sem fim e a segurança de uma das mais prestigiadas zonas financeiras e de negócios, próxima de órgãos governamentais e corpos diplomáticos. É esta a capital do reino, o que a reveste de símbolos da sua importância. Um dos edifícios que se destaca no horizonte, e que é reflexo da modernidade e opulência do país, é o Al Faisaliah Center. À semelhança do que acontece nas grandes capitais financeiras do mundo, este edifício inclui uma torre de escritórios com uns impressionantes 267 metros de altura e 44 andares, para além de acolher as melhores e maiores lojas de luxo e da tecnologia de ponta na área do entretenimento.

O centenário Forte de Masmak, a imponente Dirah Square, as ruínas da Al Dir’iya Old Walled City e o paradisíaco vale Wadi Hanifa são marcos obrigatórios. Para o lazer, as sugestões fortes passam pelo campo de golfe Dirab Golf Course e as pistas de corrida de Al Reem.

Por Sandra M. Pinto

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
O Natal da Meo rima com Apple TV
Automonitor
Novo VW ID. Space Vizzion tem 560 km de autonomia