Adegga Winemarket regressa ao Porto. Conheça as novidades

Haverá masterclasses e especialidades do Gaveto para degustar.

O Adegga Winemarket regressa ao Porto a 11 de Maio. Na edição deste ano, que decorre na Alfândega, há 400 vinhos em prova, dos quais 120 têm pontuações iguais ou superiores a 90 pontos nas várias publicações nacionais e internacionais de referência.

O SmartWineGlass – o copo “inteligente” que regista todas as provas – surge novamente- Garante a recepção, no e-mail de cada visitante, da lista completa dos vinhos provados durante o evento e permite o acesso directo à loja online.

Mas há mais: no ano em que as principais casas de vinho do Porto declaram os seus Vintage, Bento Amaral, responsável pela Câmara de Provadores do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, conduzirá uma masterclass exclusiva com uma selecção de Vintage 2017.

Também Alejandro Chávarro assume uma masterclass sobre os vinhos de Champagne e a abordagem da viticultura orgânica e biodinâmica da região. O sommelier, que chegou recentemente a Portugal para lançar o projecto Vinhos Livres, passou já por restaurantes como Mugaritz, Lucas Carton, Quique Dacosta, Hotel du cap Eden Roc e o Astrance, que detém, actualmente, três estrelas Michelin.

Vinhos entre cinco e 50 euros 

Considerado o melhor restaurante para comer e beber do grande Porto pelos produtores Adegga, o Gaveto também estará no certame, onde dará a provar o famoso arroz de marisco. Já na Sala Premium, uma área com acesso limitado, o Adegga WineMarket reserva brancos e tintos topo de gama, assim como vinhos do Porto antigos. Todos os vinhos em prova estarão disponíveis para venda a preços promocionais – entre cinco e 50 euros – durante e após o evento. Uma selecção estará ainda disponível na loja online do evento.

Novos talentos

O Adegga Rising Stars, por sua vez, será palco de projectos emergentes: novos vinhos, jovens enólogos e produtores em ascensão. Herdade da Anta de Cima (Alentejo), Hugo Mendes (Lisboa), Patricia Santos / Rosa da Mata (Dão), Quinta da Ramalhosa (Dão), Quinta do Olival da Murta (Lisboa) são alguma das “estrelas em ascenção” que colocam em prova histórias engarrafadas de cada região.

Além disso, a partir desta edição, os eventos Adegga passam a convidar ilustradores em cada uma das cidades – Porto e Lisboa. Este ano, a nova imagem resulta da ilustração de Francisco Fonseca, um criativo portuense.

“É um evento focado na qualidade e em experiências exclusivas que queremos trazer ao público em ambiente descontraído. Trabalhamos eventos de vinho como momentos de descoberta e de fruição e, este ano, fazemos uma nova aproximação à cidade do Porto. Escolhemos um espaço mais próximo dos portuenses, com convidados que são queridos à cidade e ao sector, com uma nova imagem feita por um designer do Porto e com a mesma vontade de sempre de realizar um evento que faça parte do roteiro local dos wine lovers”, afirma André Ribeirinho, co-fundador do evento, citado em comunicado.

Recorde-se que, o Adegga WineMarket é um conceito criado por André Ribeirinho, André Cid e Daniel Matos, que conta já com mais de 20 edições.

O bilhete “Prova” dá acesso aos 400 vinhos, enquanto o bilhete “Loja” permite provar e converter o valor de entrada em vinhos comprados, até 13 de Maio.

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