Açores: um destino maravilhoso repleto de natureza

É um dos locais mais belos de Portugal. Cada uma das suas nove ilhas oferece um universo de beleza que encanta todos quantos as vistam.

Portugal é pródigo em locais de sonho, mas a verdade é que poucos surgem tão mágicos como aqueles que as ilhas do arquipélago dos Açores nos proporcionam. Vamos descobrir o arquipélago açoriano no Atlântico nordeste. Nove ilhas que se destacam pela beleza das suas paisagens naturais, muito devido à origem vulcânica.

Possuidor de um clima temperado, o arquipélago dos Açores surge como uma das mais atraentes opções de férias durante todo o ano. Sem stress ou pressas, este é um destino que oferece aos visitantes a ocasião de retemperarem energias enquanto apreciam a natureza e são brindados pela hospitalidade de uma população sem igual. Na verdade, os dias parecem poucos quando se deseja desvendar todas as belezas naturais e as inúmeras ofertas culturais deste arquipélago. Destino pleno de contrastes, proporciona inesquecíveis belezas naturais, dá a conhecer uma história riquíssima e encanta com uma herança cultural e uma genuína hospitalidade. Tudo isto transforma os Açores num dos mais fantásticos destinos de férias!

Rumo às férias

Cada ilha é possuidora de um carácter muito próprio, com cores, ambientes e locais que os turistas não podem deixar de visitar.

Para lá da paisagem, os Açores possuem duas características dignas de referência: a sua gastronomia e a qualidade das suas unidades hoteleiras. No que há primeira diz respeito, a gastronomia açoriana apresenta-se variada e rica. A grande qualidade de todos os produtos regionais aliados à criatividade dos cozinheiros tem dado origem a saborosas receitas que se tornaram ao longo dos anos em verdadeiros ex-libris gastronómico/culturais das respectivas localidades. Ninguém lhes resiste e todos guardam boas memórias do cozinho das Furnas, do queijo, do pão, das frutas e da doçaria açoriana.

Com o aproximar das férias e das chamadas escapadelas, muitos questionam-se sobre onde levar as crianças, que nos interregnos lectivos anseiam por descobrir coisas novas, com muita actividade e animação. Pois bem, os Açores são um dos destinos ideais para umas férias em família e isto independentemente da época do ano. Podemos visitar e descobrir o arquipélago em qualquer um dos 12 meses. Cada uma das suas nove ilhas oferece e disponibiliza uma oferta muito variada destinada a agradar a todos os gostos e idades. São as suas paisagens únicas, pintadas de um verde vivo pontuado pelo colorido das flores, aliadas a uma riqueza patrimonial e histórica ímpar, às quais se juntam a gastronomia, composta por iguarias cujos sabores e aromas deixam gratas memórias, e as inúmeras experiências, que transformam os Açores numa excelente opção para quebrar a rotina diária, uma verdadeira fuga ao stress. Aqui entra o outro aspecto que acima referimos, as unidades hoteleiras, sendo que o destaque quando se viaja em família, seja ela numerosa ou não, o turismo de habitação revela-se uma excelente opção.

Onde dormir

São muitas as unidades que se podem encontram nas nove ilhas que compõem o arquipélago. Estas unidades hoteleiras oferecem a máxima qualidade aliada a um ambiente quase familiar, o que muito agrada a quem a elas chega. Em cada uma delas a tranquilidade e o conforto são aliados importantes, acrescendo a eles as actividades que muitas organizam para animar os dias dos hóspedes.

Veja-se a Aldeia da Cuada, que localizada no litoral norte da ilha das Flores, é uma aldeia por onde nunca circulou um veículo motorizado e que se mantém fiel ao traço da arquitetura rural da ilha. No total são 15 habitações de pedra nua reabilitadas num cenário único de montanha e mar. Já em São Miguel a Casa do Recato é uma das mais surpreendentes unidades de turismo rural da região, pois a arquitetura tradicional junta-se à sua localização, numa das áreas mais tranquila da ilha. Se a sua opção for a Terceira, então pode optar pela Quinta do Martelo, claramente um dos projectos mais singulares neste género de oferta hoteleira, uma vez que conjuga diferentes dimensões de alojamento tradicional à agricultura biológica. Na ilha do Pico, bem no sopé da mais alta montanha do nosso país ficam as Casas da Figueira. Três casas que representam na perfeição a arquitectura mais tradicional da ilha e onde os dias correm tranquilos entre a ruralidade da zona e a magia do Atlântico em frente. No Faial, onde a erupção do vulcão dos Capelinhos deixou como herança uma imensa área soterrada, surgiram, 50 anos depois, quatro casas recuperadas onde se pratica um turismo rural verdadeiramente de grande qualidade.

Agora é só agendar a visita, marcar o avião com a SATA e partir rumo à descoberta do paraíso.

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Domino’s Pizza vai deixar quatro mercados europeus
Automonitor
AUTOBEST 2020: Novo Opel Corsa é um dos finalista