Accor compromete-se a eliminar plásticos de uso único até 2022

No âmbito do seu progresso enquanto prestador de serviços de turismo responsável, a nível local e global, a Accor assumiu o compromisso de unir-se à Iniciativa Mundial sobre Turismo e Plásticos.

Esta ação da Accor para reduzir os impactos ambientais e reforçar os esforços para combater a poluição com plástico nos oceanos e noutros ambientes naturais é um passo muito importante para a indústria hoteleira global e para o Grupo, que há muitos anos tem um compromisso com a sustentabilidade.

“Estamos conscientes do impacto significativo que temos no nosso planeta, bem como da nossa responsabilidade de criar benefícios tangíveis para os nossos colaboradores, hóspedes, fornecedores, parceiros e comunidades”, Sébastien Bazin, Presidente e CEO da Accor

Com mais de 120 milhões de hóspedes e mais de 200 milhões de refeições servidas por ano, o grupo Accor leva a sério o seu papel de cidadania corporativa responsável. Nos últimos 25 anos, a atividade da Accor tem estado enquadrada no seu programa de desenvolvimento sustentável. Além do compromisso anterior do Grupo de eliminar todos as palhinhas de plástico, agitadores de bebidas e cotonetes, o novo compromisso hoje anunciado inclui:

  • A eliminação de copos e amenities de higiene pessoal de plástico de uso único até ao final de 2020.
  • A eliminação de todos os restantes artigos de plástico descartáveis de quartos, áreas de reuniões, restaurantes e de todas as áreas de atividades e lazer (spas, ginásios etc.) até ao final de 2022.

Os plásticos de uso único caracterizam-se como artigos descartáveis que são usados apenas uma vez e depois deitados fora. Entre os exemplos incluem-se palhinhas de plástico, cotonetes, agitadores de café, copos de plástico, sacos de plástico para roupa ou almofadas extra, garrafas de água de plástico, todas as embalagens de plástico (para alimentos, artigos de boas-vindas etc.), pratos e talheres de plástico, amenities de plástico (produtos de higiene pessoal, chinelos, lápis, etc.), e cartões-chave de plástico. Serão propostas alternativas adequadas ao plástico para cada artigo específico, tendo em consideração as Avaliações do Ciclo de Vida para garantir o melhor desempenho ambiental possível de cada solução proposta nos hotéis do Grupo.

Com mais de 200 milhões de objetos de plástico descartáveis usados a cada ano em todas as áreas, os hotéis já estão a reduzir significativamente o seu impacto. Muitos já implementaram soluções efetivas através de escolhas alternativas mais sustentáveis. Por exemplo:

  • 94% dos hotéis Accor eliminaram o uso de palhinhas, cotonetes e agitadores de bebidas. Os restantes 6% (principalmente na China) deverão implementar esta medida até ao final de março de 2020.
  • 89% dos hotéis ibis, o equivalente a 2087 hotéis, já usam dispensadores. Os hotéis da família ibis na América Latina vão introduzir a mesma iniciativa este ano.
  • Outro exemplo dos esforços das marcas do Grupo é a utilização de novos padrões de construção e renovação na cadeia Fairmont. Os hotéis desta marca dispõem de torneiras de filtragem de água nos quartos para eliminar completamente a utilização de água engarrafada.
  • Greet, a nova marca do Grupo, vai ainda mais longe. Criada para responder às necessidades dos clientes, a Greet tem no seu ADN ser uma marca livre de plástico. Não há plástico descartável no café da manhã e os pratos da manteiga e da compota são reutilizáveis. Além disso, também não há plástico descartável nos quartos, nem noutras partes dos hotéis. A Accor planeia abrir mais 10 hotéis Greet na Europa este ano.

Paralelamente, várias unidades hoteleiras de marcas líderes mundiais pertencentes ao portfólio do Grupo Accor – como o Novotel Yangon Max, Myanmar, o Sofitel Bogota, vários hotéis em Bali e Lombok, Indonésia, ou o ibis Styles São Paulo Anhem – já tomaram medidas individuais para atingir o objetivo de serem 100% livres de plásticos de uso único.

 

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