A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos, senão o que somos. Fernando Pessoa

Por Sandra M. Pinto, Directora de redacção da Viagens & Resorts

Enquanto alavanca essencial para o crescimento da economia, o Turismo traz um conjunto de subtemas que se têm vindo a revelar de extrema importância e actualidade. Competitividade, sustentabilidade, redução da pobreza, capacitação, cooperação e orientação para um Turismo responsável e sustentável são facetas de uma moeda que se quer cada vez mais forte. Cientes de cada uma destas alíneas que mais se apresentam como verdadeiros desafios, os responsáveis olham com redobrada atenção para os efeitos de um crescimento por vezes rápido de mais e que interfere na vida dos locais. Importa resolver temas, esclarecer questões e melhorar convivências. Mas não menos importante é ter a noção de que, fazendo isso, não podemos estragar o que lhe deu origem, ou seja, o Turismo. Basta fazer um exercício de memória e andar 10 ou 15 anos para trás para perceber que este trouxe excelentes consequências, alavancando de forma inegável não só a evolução positiva, como o incremento da economia pós-crise. Urge perceber que o futuro vai ter de assentar na conjugação de duas palavras: harmonia e equilíbrio. Serão estas as balizas que devem servir de ponto de referência no futuro do Turismo, para que possamos continuar a crescer mantendo a nossa identidade. Essa mesma identidade que despertou e desperta ainda o interesse de quem nos visita.

A vastidão do mundo
Não sabemos se é como nós e tem por hábito começar uma revista pelo fim. Se assim for, já percebeu a variedade de temas e destinos que esta edição aborda. Aos outros, deixamos o desafio de folhear calmamente as páginas que se seguem a este editorial de forma a descobrir e apreciar devidamente cada uma das nossas sugestões. A todos desejamos boas leituras e melhores descobertas.

Editorial publicado na revista Viagens & Resorts n.º 44 de Maio, Junho, Julho de 2018.

Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
«Esperamos que o consumidor comece a valorizar os conteúdos pagos»
Automonitor
Europa: Vendas da Hyundai superam mercado