Em busca da Alemanha dos Contos de Fadas

A Rota dos Contos de Fadas é uma das mais populares da Alemanha, e liga a vida e os contos dos autores das histórias de infância mais conhecidas do mundo, os Irmãos Grimm, ao longo de 600 quilómetros. 

Os autores de histórias como o Capuchinho Vermelho, a Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, o Pequeno Polegar, Hansel e Grettel, coleccionaram-nas depois de viajar e anotar contos populares de várias localidades (algumas não eram da Alemanha, como o Capuchinho Vermelho, mas as versões mais conhecidas são as dos irmãos Grimm).

Agora proporcionam um roteiro turístico para amantes de histórias e famílias. Como a flauta do flautista de Hamelin, são um chamariz para visitar locais com cidades medievais, castelos centenários, paisagens naturais e patrimónios da UNESCO.

É uma das rotas mais antigasdo país e liga os contos e a vida dos irmãos Grimm num total de 600 quilómetros, entre Hanau (perto de Frankfurt) e Bremen (com voos directos low cost desde Portugal).

Kassel

Durante mais de 30 anos, os irmãos Grimm residiram nesta cidade e grande parte do seu trabalho de recolha de cerca de 200 contos aconteceu a partir daqui.

Inaugurado em 2015, o museu Grimmwelt Kassel  tem cópias anotadas desses contos, que integram o Registo da Memória do Mundo da UNESCO desde 2005, e foca-se na vida e obra dos autores (assim como sobre um terceiro irmão, raramente mencionado, o pintor e ilustrador Ludwig Emil Grimm). O museu é interactivo, disponível em diferentes línguas, através de uma aplicação, e aos mais novos propõe actividades como caça ao tesouro ou um divertido quiz sobre as famosas histórias infantis.

Kassel acolhe um festival dedicado aos Irmãos que anualmente atrai cerca de 20 000 espectadores. Além de um musical inspirado num conto, oferece teatro infantil para crianças a partir dos três anos: A Rapunzel ou a Capuchinho Vermelho protagonizam algumas das peças. Decorre de 28 de Junho a 5 de Agosto.

Bremen

Quase todas as crianças conhecem os Músicos de Bremen mas só nesta cidade podem vê-los ao vivo: de Maio a Setembro, todos os domingos, pelas 12h00, na praça da Catedral, actores dão vida às conhecidas personagens. O espectáculo é gratuito.

A não perder também, o edifício da Câmara Municipal, que integra a lista do Património Mundial da UNESCO. Na cave alberga o tradicional restaurante Bremer Ratskeller, com a maior colecção de vinhos alemães, uma boa sugestão para uma descontraída refeição em família.

Hamelin

Na terra do flautista, há “ratos” por todo o lado, por exemplo no pavimento, a indicar o percurso para chegar às principais atracções turísticas da cidade, a residência renascentista, a casa do Flautista de Hamelin.

Também aqui é possível assistir à encenação da história entre meados de Maio e Setembro, todos os domingos às 12h00: nada menos de 70 actores apresentam um espectáculo, gratuito, que dura cerca de 30 minutos.

Já às quartas-feiras, pelas 16h30, também entre Maio e Setembro, tem lugar o RATS Musical Show, igualmente gratuito: “ratos” dançam e cantam desde baladas a rap.

Bad Wildungen

No século XVI, o Conde Filipe IV e a filha Margaretha von Waldeck residiam no castelo de Friedrichstein, situado numa colina em frente a Bad Wildungen. Havia uma aldeia mineira no meio da floresta e a bela Margaretha morreu jovem, supostamente envenenada. Sim, esta história inspirou o clássico conto de fadas “A Branca de Neve e os Sete Anões”, e a cidade aproveita o encanto para atrair visitantes, todos os anos.

O castelo está aberto ao público (de terça a domingo) e anualmente tem lugar um festival ao ar livre: além do espectáculo centrado num conto, há teatro de marionetas, mais histórias para conhecer numa tenda interactiva, e muitas outras actividades para as crianças. Este ano acontece a 27 de Maio.

O festival de Hanau

Em Hanau, terra natal de Jacob e Wilhelm, um outro Festival dos Irmãos Grimm decorre de 11 de maio a 19 de Julho, apresentando famosas histórias em forma de musicais.

 

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Cristiano Ronaldo promove curso que ensina a ser influenciador
Automonitor
Túnel do Marquês cortado no sentido Cascais-Lisboa devido a acidente