30.º aniversário da queda do Muro de Berlim

A queda do muro de Berlim, em novembro de 1989, e a reunificação no ano seguinte foram os mais fortes impulsionadores de crescimento do turismo na história alemã.

Logo após a reunificação (existem estatísticas conjuntas apenas a partir de 1993), mais de 31 milhões de dormidas de visitantes internacionais foram registados na antiga Alemanha Ocidental e 3,4 milhões na antiga República Democrática Alemã.

Entre 1993 e 2018, o número de dormidas de visitantes internacionais na Alemanha mais do que duplicou, de 34,7 milhões para 87,7 milhões – uma história de sucesso que levou ao nono recorde consecutivo em 2018. O crescimento a longo prazo do turismo na Alemanha desde a reunificação superou o crescimento do turismo tanto a nível europeu como global.

Sabia que:

O símbolo da divisão alemã se estendeu por 155 quilómetros?

O Muro de Berlim foi o símbolo da divisão das duas Alemanhas durante mais de 28 anos?

Apenas na região metropolitana de Berlim, o muro tinha mais de 43 quilómetros de comprimento?

Ao longo de seu percurso na cidade, o muro interrompia oito linhas de comboios urbanos, quatro de metro e 193 ruas e avenidas?

Na sua extensão, o “gigante de cimento” atravessava 24 quilómetros de rios e cruzava 30 quilómetros de bosques?

A fronteira de Berlim, cujas instalações incluíam o muro, era controlada 24 horas por dia?

Mais de 300 torres de observação, vigiavam constantemente o muro para evitar fugas para Berlim Ocidental?

A área da fronteira tinha 100 metros de largura, com diversos tipos de obstáculos, sendo conhecida como a “Faixa da Morte”?

Nos 28 anos que o muro ficou de pé, houve 5075 fugas bem-sucedidas?

Por trás do muro existia uma segunda barreira, cercas com alarme e trincheiras profundas antiveículos. Holofotes, cães e minas completavam o esquema de segurança que fazia do muro uma fortaleza praticamente inexpugnável?

Foram gastos 870 milhões de marcos para erguer o gigante de cimento e demais instalações da fronteira?

Com a construção do muro, o código penal da República Democrática Alemã ficou mais severo para garantir a fronteira, sendo que a tentativa de fuga passou a ser crime?

No primeiro semestre de 1961, foi aberto um inquérito contra 4400 pessoas que tentaram cruzar a fronteira. Seis meses depois, 18.300 pessoas foram condenadas por tentativa de fuga?

A Procuradoria Geral da República tem registro de 270 casos de morte ocorridas na tentativas de travessia do Muro, sendo que a ONG Treze de Agosto registra 1065 vítimas (dados de 2004) do muro e da fronteira?

Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Cristiano Ronaldo promove curso que ensina a ser influenciador
Automonitor
Túnel do Marquês cortado no sentido Cascais-Lisboa devido a acidente