10 praias portuguesas onde o seu cão pode ir a banhos

Alguns destes spots são praticamente secretos e os patudos são sempre bem-vindos.

Não gosta de afastar-se um segundo do seu amigo de quatro patas? Felizmente, e para que não haja lágrimas, há cada vez mais opções a pensar nos cãopanheiros de todos os dias. 

Para que as saudades não apertem, a Viagens & Resorts fez um roteiro de praias dog friendly em Portugal, onde os felpudos podem chapinhar e correr à vontade durante todo o ano – mas com juízo para não incomodar os outros banhistas. Tome nota e não deixe ninguém para trás:

1. Praia da Samarra (São João das Lampas)

Situada numa enseada estreita, na Costa Noroeste do concelho de Sintra, é uma pitoresca praia oceânica formada por uma acentuada reentrância na falésia. O areal, rodeado por arribas, é pequeno, mas um autêntico paraíso para os banhistas que querem reconectar-se com a natureza a sós. Prepare-se para a descida: é a pique. 

2. Praia do Coral (Viana do Castelo)

Com um extenso areal, esta praia de águas tranquilas é protegida por dois pontões. O seu nome deve-se ao facto do navio chinês Coral Bulker ter aqui encalhado a 25 de Dezembro do ano 2000. Também conhecida como Praia do Aquário, fica no interior da barra do Rio Lima como parte integrante da sua foz pela margem Norte.

3. Praia do Portinho da Areia do Norte (Peniche)

Essencialmente frequentada por pescadores, a Praia do Portinho da Areia do Norte, mais conhecida como Porto da Areia do Norte, tem um pequeno areal em forma de baía e é o local ideal para contemplar a Reserva Natural das Berlengas. Situada perto da Praia do Quebrado e da Península de Peniche, foi a primeira zona balnear do país a permitir o acesso de cães em 2016. Tem, aliás, dispensadores de sacos para os dejectos. Com cerca de 80 metros de extensão, foi justamente nesta praia que foram enterradas as vítimas do naufrágio de nau San Pedro de Alcântara do Reino de Espanha, no dia 2 de Fevereiro de 1786.

4. Praia dos Coelhos (Setúbal)

É um dos segredos mais bem guardados da Arrábida – até agora. Localizada entre o Portinho da Arrábida e a Praia dos Galapos, é uma praia selvagem de natureza intocada. É um pequeno paraíso de águas cristalinas, areia branca e fina.

5. Praia da Ramalha (Esposende)

Esta praia arenosa possui um areal bastante amplo e um sistema dunar em formação a Sul. Além de convidar os caninos a chapinhar, tem as condições ideais para a prática de windsurf, surf, futebol, voleibol de praia e pesca desportiva.

Leia também: Férias à porta? 20 hotéis para onde pode levar o seu cão ou gato

6. Praia de Santa Marta (Cascais)

Situada no Parque Natural de Sintra-Cascais, é um praia tochosa com um areal reduzido, junto à Marina de Cascais. Chegou a ser a praia privada da casa dos condes Castro Guimarães, cujo palácio (actual museu) tem entrada directa para o areal, onde desagua a Ribeira dos Mochos. Também aqui poderá observar o Lapiás Costeiro, formações calcárias resultantes da acção erosiva do vento, da chuva e do mar. Mas, atenção: por não ser concessionada, a praia de Santa Marta não é sujeita a análises à qualidade da água.

7. Praia Suave Mar (Esposende)

Abrigada por dunas e pinhais, situa-se junto à foz do Rio Cávado e integra a Área de Paisagem Protegida do Litoral de Esposende. Também conhecida como Praia de Esposende, é muito procurada por surfistas ao longo do ano e, durante o Verão, também oferece condições para a prática de windsurf e bodyboard. No entanto, deve estar atento a algumas zonas do mar com fundões.

8. Praia da Cresmina (Guincho)

Conhecida como uma das grandes praias do Guincho, a praia da Cresmina tem uma grande extensão de areal e está rodeada por falésias. Também conhecida como Pequena do Guincho, caracteriza-se pelos ventos fortes tão característicos da zona e forte ondulação. O acesso à praia faz-se por um caminho junto ao Hotel Fortaleza do Guincho.

9. Praia da Ursa (Sintra)

Perto do Cabo da Roca, é tida como a praia mais ocidental da Europa e uma das mais belas do país. O seu acesso é difícil e perigoso, mas vale bem a pena. Prepare-se para uma hora a andar por um caminho de terra batida. Durante a maré baixa é possível avistar enseadas contíguas: a Palaia, a Sul, onde costumam estar os pescadores de percebes, e a Pesqueiro do Abrigo, a Norte. 

Leia também: 8 dicas para viajar com animais de estimação

10. Praia da Adiça (Costa da Caparica)

A Sul da praia da Fonte da Telha, esta praia é um dois em um: permite a prática naturista e o acesso e circulação a amigos de quatro patas. Também conhecida como praia da Nato, possui um extenso areal.
Ler Mais
Outras Notícias
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Hot Wheels procura novos talentos do skate
Automonitor
Porsche mostra versão mais acessível do Taycan